O Instituto Mauá de Tecnologia teve, recentemente, mais um credenciamento pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. Dessa vez, foi a Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá que, com mais de 20 anos de experiência na área de Motores de Combustão, está formalmente apta a realizar Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de Energia. Com o credenciamento, essa Divisão da Mauá está habilitada a obter recursos da Petrobrás para o financiamento de projetos de pesquisas tecnológicas.
De acordo com o gerente da qualidade da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá, engenheiro Cláudio Luiz Foltran Rodrigues, o credenciamento representa mais um objetivo alcançado pela Divisão para agregar mais qualidade aos inúmeros serviços prestados e ampliar ainda mais seus projetos na área de Motores. “Com esta conquista, poderemos efetuar pesquisas tecnológicas, na área de atuação da Divisão de Motores e Veículos, em conjunto com as concessionárias, que realizam prospecção em campos de petróleo e gás natural no território nacional, para desenvolver produtos ou soluções na área energética”, afirma.
Os serviços credenciados referem-se basicamente a pesquisas e desenvolvimento de motores de combustão e seus componentes em bancos dinamométricos, desenvolvimento de equipamentos de motores a pistão para biocombustíveis e outros combustíveis alternativos, além de avaliações do desempenho de veículos automotores e seus componentes.
A busca do credenciamento pela ANP surgiu quando a própria Petrobrás procurou a instituição para realizar o desenvolvimento de combustíveis. “Em função dessa consulta, verificamos que iríamos necessitar de um investimento inicial para execução do projeto, e os recursos para o desenvolvimento em pesquisas só poderiam ser liberados pela Agência após o credenciamento”, relembra o gerente. Após meses com uma série de avaliações técnicas e auditorias, a Divisão está formalmente apta a desenvolver projetos de pesquisa para a Petrobrás, - desde que estejam de acordo com seus interesses tecnológicos e com a qualidade técnica exigida - podendo vir a financiar totalmente o desenvolvimento dessas pesquisas.
Depois de obter o credenciamento, a Divisão volta suas atenções para projetos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional de gás, petróleo e biocombustíveis e já está acertando os detalhes para realização de uma pesquisa tecnológica com combustíveis "alternativos" para a Petrobrás. “Estamos em negociações com a Petrobrás para realização de pesquisas na área de combustíveis. As conversas já estão adiantadas e em breve teremos boas notícias”, pontua Rodrigues.
Mais Pesquisa & Desenvolvimento – A Mauá possui outros três laboratórios credenciados pela ANP, cada um aprovado para serviços específicos: o Laboratório de Engenharia Química e Alimentos e o Laboratório de Micro-ondas são certificados em serviços tecnológicos para o desenvolvimento de produtos e processos, respectivamente para as áreas de energia e refino. Já o Laboratório de Engenharia Bioquímica também está habilitado para atuar na área de energia, mas, além disso, poderá realizar serviços voltados para o desenvolvimento de produtos e processos para monitoração, manejo e conservação do meio ambiente.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.
O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.
O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.