Terra
O mau tempo no Golfo do México impediu nesta quarta-feira que um terceiro navio começasse a recolher o petróleo que vazou da plataforma Deepwater Horizon, anunciou um porta-voz da BP.
O Helix Producer não pôde se conectar ao vazamento, que vem acontecendo a 1,5 mil m abaixo do nível do mar, como explicou o assessor Bryan Ferguson.
O funcionário explica em números as condições do mar adversas para a limpeza: ondas de 2 a 2,5 m e ventos de 28 a 43 km/h. “No entanto, o barco vai entrar em operação ainda nesta semana”, afirmou.
O Helix Producer é capaz de recolher 53 mil barris de petróleo por dia (cerca de 8,5 milhões de l), enquanto vazam de 35 mil a 60 mil barris diários (entre 5,6 e 9,6 milhões de l); a BP espera recuperar cerca de 25 mil (4 milhões de l) diariamente.
O navio de Taiwan que chegou à região para separar a água marinha do petróleo ainda está em fase de testes. A embarcação tem o tamanho de quatro campos de futebol e pode bombear até 500 mil barrils (80 milhões de l) por dia, segundo a empresa TMT Shipping Offshore.
Fonte: Terra
Fale Conosco
22