<p>O porto privatizado de Manaus, localizado no centro da cidade, foi fechado ontem (3) pela Marinha por não oferecer as condições de segurança necessárias para os navios de médio e grande porte que precisam atracar para o embarque e desembarque de turistas
Agência BrasilO porto privatizado de Manaus, localizado no centro da cidade, foi fechado ontem (3) pela Marinha por não oferecer as condições de segurança necessárias para os navios de médio e grande porte que precisam atracar para o embarque e desembarque de turistas, sobretudo estrangeiros, e de cargas destinadas a indústrias e ao comércio.
A Marinha revelou que o porto apresenta “graves problemas estruturais que oferecem risco à segurança da navegação e à salvaguarda das pessoas e que está sendo consumido pela ferrugem e falta de manutenção”. Segundo os laudos técnicos elaborados, os problemas identificados incluem o comprometimento das estruturas de sustentação do cais, furos nas boias e precariedade das amarras do sistema de ancoragem.
Conforme o comando do 9º Distrito Naval, o cronograma de obras de manutenção do porto não está sendo cumprido desde 2007, apesar da notificação oficial dos fatos para a Empresa de Revitalização do Porto de Manaus, responsável pela instalação portuária.
O último navio a atracar no porto foi um de grande porte, que fazia um cruzeiro na região, em outubro, por meio de liminar conseguida pela empresa que administra o porto privatizado. A temporada de turismo desses navios começou em outubro e vai até abril – período de maior movimentação. A direção do Porto Privatizado de Manaus acusa a Marinha de "perseguição comercial".
O porto privatizado de Manaus foi construído no século 19 por uma empresa inglesa, mas, em 1967, passou a ser administrado pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis. É composto pelo Cais do Rodway e Cais das Torres e Ampliação.
Fale Conosco
21