Posse

Marcelo Knobel é o novo reitor da Unicamp

Redação/Assessoria Fapesp
20/04/2017 10:05
Visualizações: 1695

O físico Marcelo Knobel tomou posse no dia 19 de abril como o 12º reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, Knobel graduou-se em Física e pós-doutorou-se no Istituto Elettrotecnico Nazionale Galileo Ferraris, em Turim, na Itália, e no Instituto de Magnetismo Aplicado, em Madri, na Espanha. Foi Pró-Reitor de Graduação de 2009 a 2013, período em que implantou o Programa Interdisciplinar de Educação Superior (ProFIS), que alia inclusão social com formação geral.

Especialista em materiais magnéticos nanoestruturados, publicou mais de 240 artigos em revistas internacionais, é autor de 13 capítulos de livros, tendo sido citado mais de 6.500 vezes na literatura científica internacional.

Membro Young Affiliate da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS), de 2007 a 2011, integrou o Comitê Assessor de Física e Astronomia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação da Área de Física da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

No cargo de reitor, terá que enfrentar uma série de desafios, entre eles o desequilíbrio orçamentário. Em entrevista ao Jornal da Unicamp, Knobel adiantou: “Certamente teremos que começar a gestão adotando uma série de medidas de contenção de despesas, na tentativa de obter um efeito imediato”.

Uma dessas medidas, ele afirmou, se refere à reposição de quadros. “Não vamos conseguir promover, no mesmo ritmo que a Unicamp vinha fazendo, a reposição das vagas geradas por aqueles que vão se aposentando.”

A questão das gratificações também será revista. “Vamos acabar com a dupla matrícula na Administração Superior. Também vamos renegociar os grandes contratos que a universidade tem. Infelizmente vamos ter que adotar soluções drásticas no sentido de cortar custos, visto que a situação é preocupante.”

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
Investimentos
Petrobras e Transpetro anunciam investimentos de R$ 2,8 ...
27/05/26
Negócio
Vallourec conquista importantes contratos de line pipe c...
25/05/26
Bahia
Desenvolvimento Econômico impulsiona industrialização e ...
25/05/26
BOGE 2026
John Crane lança Performance Plus™ para otimizar manuten...
25/05/26
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25