Aço

Mantega diz que pode isentar importação de aço se preço continuar a subir no país

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (21) que o governo está vigilante com o câmbio e com os preços do aço, por exemplo. Segundo ele, se o preço continuar subindo, vai reduzir a alíquota de importação do aço. "Posso até zerar", disse.

Agência Brasil
21/09/2009 14:38
Visualizações: 762
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (21) que o governo está vigilante com o câmbio e com os preços do aço, por exemplo. Segundo ele, se o preço continuar subindo, vai reduzir a alíquota de importação do aço. "Posso até zerar", disse.
 

Sobre o câmbio, ele afirmou que é necessário "pagar o preço do sucesso".

 

"A economia está sólida, atraente e segura por isso essa valorização, mas ainda está menor do que antes da crise. Temos que comprar dólares e fazer reservas, enfim, uma forte pressão para compensar o câmbio".

 

Mantega voltou a afirmar hoje (21) que o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de bens e serviços produzidos no país,  deve crescer entre 4,5% e 5% no ano que vem. Segundo o ministro, o Brasil "terá um dos melhores resultados do G20".

 

"O país sai na frente após um ano de crise. Este é o segundo trimestre em que o PIB cresce", destacou Mantega, ao participar do Fórum de Economia promovido pela Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. "Se não tivéssemos feito nada, nosso PIB seria negativo em 2%".

 

Mantega disse que o país também cumprirá a meta de arrecadação fiscal no próximo ano, embora não tenha descartado possíveis cortes no orçamento em 2010.

 

"Não estou dizendo que será fácil, nem neste nem no próximo ano. Já avisamos aos ministérios que não dará para fazer novos programas. Gastos de custeio e viagens internacionais também deverão ser cortados. Só não vamos cortar os programas do Estado de Bem-Estar Social, que são fundamentais".

 

Mantega destacou que "falta assunto e há dificuldades" para fazer críticas ao governo. "É conversa fiada de que não vamos cumprir a meta fiscal, dá até para zerar o deficit primário", ressaltou. Ele garantiu também que os investimentos do PAC serão mantidos.

 

O ministro disse também que o mundo pós-crise terá um realinhamento no que diz respeito às exportações. Para ele, todos os países deverão ter um saldo comercial menor. "A tendência é estimular o mercado interno".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23