Refino

Maior investimento da Petrobras no exterior será feito nos EUA

Estatal negocia participação de mais de 50% em refinaria no Texas. Ampliar refino no exterior é meta da empresa, assim como refinarias nacionais de óleo pesado em Pernambuco e no Rio.


06/12/2005 02:00
Visualizações: 254

O maior investimento no exterior previsto pela Petrobras será feito nos Estados Unidos, onde a empresa negocia uma participação superior da 50% em uma refinaria no Texas, entre outros investimentos no Golfo do México. Segundo informou o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o objetivo seria adaptar a refinaria para que ela possa processar petróleos mais pesados. A capacidade da refinaria é de 100 mil barris por dia de óleo leve.

Em seu discurso em uma homenagem à Petrobras no Clube de Engenharia, Gabrielli ressaltou os destaques da participação internacional da empresa, presente em 16 países. "A maior presença atual é na Argentina, o maior crescimento de produção previsto é da Nigéria e o maior investimento será feito nos Estados Unidos", discursou.

Embora tenha destacado o objetivo da Petrobras em atuar em refino no exterior, Gabrielli ressaltou os projetos nacionais de refinarias: a unidade de petroquímicos básicos (UPB) e a refinaria de Pernambuco, com capacidade de processamento de 220 mil barris de óleo pesado por dia.

A micro-localização da UPB no estado do Rio, entretanto, continua sem definição. Na manhã desta terça-feira (06/12), Gabrielli participou com um encontro com prefeitos da Baixada Fluminense para a apresentação do estágio de análise do empreendimento e coletar o posicionamento dos prefeitos da região. Nesta tarde, o presidente da Petrobras se reunirá com os prefeitos do Norte Fluminense. "Vamos incorporar as informações colhidas a nossa decisão", disse Gabrielli.  

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19