<P>Trabalhar a bordo dos grandes cruzeiros marítimos não é tão simples como pode parecer, pois as exigências vão além do domínio de uma língua estrangeira. É por esta razão que a região Costa do Sol (composta por 13 municípios) vai ser contemplada com um Centro Brasileiro de Treinamento...
Click MacaéTrabalhar a bordo dos grandes cruzeiros marítimos não é tão simples como pode parecer, pois as exigências vão além do domínio de uma língua estrangeira. É por esta razão que a região Costa do Sol (composta por 13 municípios) vai ser contemplada com um Centro Brasileiro de Treinamento para Cruzeiros (CBTC) – uma parceria entre as empresas Sampling Planejamento e Macrolazer.
Com nada similar no país, as empresas inovam para atender a uma demanda cada vez mais crescente pelo treinamento prático na área de turismo. “O nosso objetivo é adequar as qualificações para a vida a bordo, pois o grau de excelência das empresas marítimas é muito alto. É por isso que costumo dizer que o profissional que trabalha em Cruzeiros é um entregador de sonhos”, explicou o consultor e representante da Macrolazer, Bráulio Candian.
Ainda segundo o consultor, além de fornecer todo o passo-a-passo para o desenvolvimento de carreira na área, a Sampling também disponibilizará o Curso Básico de Segurança em Navio (CBSN), que é obrigatório pela International Maritime Organization (IMO).
Bráulio Candian adianta que os cursos estão previstos para serem iniciados já no início de 2009. “Além dos treinamentos, serão oferecidos seminários de orientação, com o intuito fornecer conhecimento sobre os cursos”, informou. O presidente da Sampling, Rodolfo da Silva Pereira, também lembra que o valor investido no seminário será deduzido do valor do curso. “Estamos primando pela qualidade e não quantidade”, disse.
Os treinamentos irão contemplar diversas profissões, já que os Cruzeiros compreendem diversas áreas: gastronomia, alimentos e bebidas, entretenimento, governança, SPA e muitas outras.
Consultoria
A Sampling, em parceria com a Macrolazer, também vem prestando consultoria às cidades que se candidatam a receber vários cruzeiros em suas praias, como é o caso do município de Rio das Ostras, que tem um projeto para um complexo de turismo náutico, que foi desenvolvido pela empresa.
Segundo Rodolfo, outras iniciativas também vêm acontecendo. “Realizamos recentemente, em Vitória, uma palestra com o tema Cruzeiros Marítimos - Um Mercado em Expansão, que mostrou o impacto do segmento na economia local”, frisou. O evento reuniu empresários e o trade turístico local.
Fale Conosco
22