Indústria naval

Lula participa do lançamento da licitação da Transpetro

Jornal do Brasil
10/10/2005 03:00
Visualizações: 88

País não fabrica petroleiros há 15 anos e frota precisa de renovação.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará nesta segunda-feira (10/10), às 10h, no Caminho Niemeyer, no Centro, para lançar o edital de licitação do Programa de Modernização e Expansão da Frota Nacional de Petroleiros. Capitaneado pela Transpetro, subsidiária da Petrobras, o programa prevê a construção de 42 petroleiros no Brasil, num investimento de US$ 1,9 bilhão - e que deverá gerar 20 mil empregos diretos.

A visita, segundo o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Neves, é um sintoma da importância da cidade e do Estado do Rio na retomada da indústria naval.

- É simbólico que este anúncio seja realizado em Niterói. No mês passado, realizamos a 1ª Feira Internacional de Tecnologia Naval e Offshore (Fenashore) e estamos buscando consolidar a cidade como principal pólo da indústria naval, servindo como base de apoio para a Bacia de Santos - destaca Rodrigo, lembrando que há 15 anos os petroleiros não são construídos no país.

O processo de pré-qualificação dos estaleiros para construção dos navios começou em novembro de 2004, mas este ano foi suspenso pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que alegou restrição à competitividade na pré-qualificação. Em setembro, no entanto, a suspensão foi revogada pelo próprio TCU. Na lista inicial de pré-qualificados, o estaleiro Mauá-Jurong, em Niterói, consta como um dos classificados. Contudo, o resultado final só será divulgado hoje.

Além dos 42 navios, a Petobras pretende construir ainda 30 barcos de pequeno porte, com custo estimado em cerca de US$ 40 milhões cada.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19