Refino

Lula inicia obras da refinaria Premium I, no Maranhão

Com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras realiza, nesta sexta-feira (15), às 10h (11h pelo horário de Brasília), no Maranhão, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental e início das obras da Refinaria Premium I. Com capacidade para processar 600

Da Redação
14/01/2010 18:50
Lula inicia obras da refinaria Premium I, no Maranhão Visualizações: 3257

Com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras realiza, nesta sexta-feira (15), às 10h (11h pelo horário de Brasília), no Maranhão, a cerimônia de lançamento da pedra fundamental e início das obras da Refinaria Premium I.

A Refinaria Premium I, a ser implantada no Município de Bacabeira (MA), a 60 Km do futuro terminal de São Luís, será uma das quatro novas unidades de refino da Petrobras no Nordeste. O projeto visa a aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque.

Com capacidade para processar 600 mil barris por dia, a Premium I refinará o equivalente a um terço de todo o petróleo nacional atualmente produzido pela Petrobras. A Refinaria entrará em operação em duas fases - a primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013, e a segunda, para setembro de 2015. Ela terá faixa de dutos e terminal portuário, para receber petróleo e escoar derivados.

Estima-se que o empreendimento demandará, durante a fase de construção, 132 mil postos de trabalho, diretos, indiretos e por efeito renda, em todo o Brasil. No pico das obras, previsto para 2012, 26 mil pessoas estarão diretamente envolvidas. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1.500 trabalhadores.

Por intermédio do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp) e de outras iniciativas da Petrobras, será promovida a qualificação da mão de obra necessária à implementação da refinaria, por meio de cursos de capacitação profissional em diversas categorias, nos níveis básico, médio e superior. Somente o Prominp capacitará 22.700 pessoas até 2013.

O Termo de Compromisso para a construção da Refinaria Premium I foi assinado pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em 14 de outubro de 2009. Antes, em maio de 2009, foi assinado o Protocolo de Entendimentos e, em 10 de julho de 2009, foi publicado o decreto do Governo do Maranhão, declarando de utilidade pública os 20 milhões de m2 do terreno.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13