Estaleiros

Luizianne garante estaleiro

 A convite de Paulo Haddad, a prefeita de Fortaleza visitará, na segunda-feira, o Estaleiro Atlântico Sul

Diário do Nordeste
14/05/2010 04:03
Visualizações: 638 (0) (0) (0) (0)

Em menos de uma hora de reunião, realizada ontem em Brasília, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins e o diretor presidente da PJMR, Paulo Haddad, bateram o martelo: o estaleiro Promar Ceará será instalado na Capital cearense. Falta apenas decidir o local exato para receber o empreendimento.

 

Para demonstrar o empenho em resolver o impasse, na segunda-feira, 17, a chefe do executivo municipal visitará o Estaleiro Atlântico Sul, no município de Ipojuca, Pernambuco, interessada em entender o funcionamento de um equipamento desse tipo. No dia seguinte, o empresário, acompanhado do sócio Miro Arantes, chega a Fortaleza para conhecer melhor a orla e negociar com técnicos da Prefeitura a melhor área para a construção do estaleiro. Todos os locais já sugeridos, inclusive o Pirambu, serão avaliados.

 

"A reunião foi ótima. Nunca pensamos em perder a possibilidade de Fortaleza fazer parte da nova indústria naval brasileira. Por isso, estamos reunindo todo o nosso esforço para garantir o empreendimento na Capital cearense", afirmou Luizianne, antes de embarcar de volta aos seus domínios. Hoje, às 10h, ela visita as obras de reforma do Estádio Presidente Vargas.

 

Paulo Haddad, por sua vez, comemorou o resultado do encontro de ontem. "Pela primeira vez, tivemos a chance de colocar todos os pontos de vista na mesa. Agora tudo vai ser mais calmo. Vamos estudar todas as possibilidades e achar uma área adequada e vai ser em Fortaleza", ressalta o empresário.

 

Questionado sobre o prazo - 30 de junho de 2010 - estabelecido pela Transpetro para a assinatura do contrato com o Promar Ceará para a construção dos oito navios gaseiros, Haddad mostrou tranquilidade. "Ambas as partes estão empenhadas em não perder o projeto. Com esse esforço conjunto, dá para conseguir a documentação no prazo".

 

A Transpetro exige que a empresa vencedora da licitação, no caso o Promar Ceará, apresente, no prazo estabelecido para a assinatura do contrato, os documentos de posse do terreno e a licença prévia ambiental.

 

Convite

 

A visita de Luizianne ao Atlântico Sul é consequência do convite feito pelo próprio Haddad. "Ela terá a oportunidade de conhecer o maior estaleiro da América Latina e, na ocasião, vamos apresentar a planta de produção do Promar Ceará. Depois (terça-feira), vamos nos reunir com os secretários dela para estudar as opções e tocar o projeto pra frente", disse o empresário. No último dia 7, na ocasião do lançamento ao mar do navio João Cândido, a primeira embarcação fabricada por encomenda do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da Transpetro, o diretor presidente da PJMR informou que o Promar Ceará pode ser instalado em qualquer praia do Estado, desde que o Governo, em contrapartida, ofereça o terreno com as especificações necessárias para a obra.

 

"Preciso de uma área total com 100 hectares, 700 metros de frente para o mar e um calado de 10 ou 12 metros", explicou Haddad.

 

 

 

 

Pecém fora

 

 

Com a reunião de ontem, a possibilidade de o estaleiro ser construído no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) fica descartada. O próprio Haddad já havia comentado da dificuldade colocar o Promar Ceará naquele local. "No Pecém é loucura. É uma área muito nobre, com calado de 22 metros, que vai precisar disso para os investimentos que ainda serão feitos, como a Transnordestina. Eu preciso apenas de 10 ou 12, então, eles vão fazer uma ilha para eu habitar? Fazer aterramento e enrocamento num calado de 22 metros", questionou.

 

 

Reunião com Cid

 

 

A reunião entre Paulo Haddad e Cid Gomes ainda não tem data definida. O empresário disse que vai aguardar a definição do local para construir o estaleiro antes de conversar com o governador. O governo do Estado é um dos maiores interessados na obra e deve entrar no negócio como provedor do terreno.

 

 

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/GUTO CASTRO NETO

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Setor de gás busca soluções para acelerar o crescimento ...
16/05/25
IBP
Shell Energy Brasil defende integração setorial e estabi...
16/05/25
Leilão
PPSA publica edital para comercializar 78,5 milhões de ...
16/05/25
IBP
Investimentos em projetos de gás dependem de segurança f...
16/05/25
Etanol
Fenasucro & Agrocana lança 31ª edição com destaque para ...
15/05/25
Mato Grosso do Sul
Gás Natural: ANP firma acordo com reguladora do Mato Gro...
15/05/25
Energia Elétrica
CCEE liquidou R$ 4,00 bilhões no fechamento das operaçõe...
15/05/25
Gás Natural
ANP aprova revisão das especificações e controles de qua...
15/05/25
Meio Ambiente
SLB destina cerca de 2 mil toneladas de resíduos para re...
15/05/25
IBP
Políticas públicas bem estruturadas são essenciais para ...
15/05/25
IBP
Gás natural é essencial para garantir segurança energéti...
14/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Pesquisa
ANP convida postos de combustíveis a participarem de pes...
14/05/25
Energia Solar
Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usina...
14/05/25
Evento
Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro...
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22