Economia

Lobão diz que não há decisão sobre aumento da gasolina

Valor Online
21/06/2012 17:27
Visualizações: 146
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira (21) que não há decisão no governo sobre a elevação do preço da gasolina. “A gente vai avaliando, e estudando, e fazendo cálculos possíveis [sobre o impacto] na inflação, mas fazemos isso há muito tempo”, afirmou o ministro a jornalistas antes de cumprir compromissos na Conferência Rio+20.

O ministro ponderou que os cálculos são feitos também para que se verifique a influência dos preços dos combustíveis no plano de investimento da Petrobras. “Não há aumento para o consumidor há nove anos”, lembrou.

O reajuste no preço da gasolina e do diesel já é dado como certo pelo mercado.

Lobão disse que, em teoria, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) poderia ser usada para reduzir o impacto de um eventual aumento, mas que, por outro lado, a adoção de tal medida poderia reduzir a possibilidade de o governo ter mais espaço no futuro para usar a Cide para regular os preços. “Esgota-se, com isso, a Cide”, ponderou.

O preço da gasolina não tem reajuste para os consumidores desde setembro de 2005, quando houve um reajuste de 10% que foi integralmente repassado. Já o diesel foi reajustado para baixo (queda de 10,5%) em junho de 2009. Todas as alterações depois disso foram "amortecidas" pela Cide, o que representou uma renúncia fiscal do governo em favor da Petrobras para que o preço não contaminasse a inflação.

Na quarta-feira (20), quando questionados sobre o percentual de reajuste que virá, tanto Graça Foster quanto o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que estavam no Riocentro na cerimônia de abertura protocolar da Rio+20, disseram que não iriam falar sobre o assunto. Graça chegou a responder a um repórter que a pergunta "mudou seu humor". O ministro repetiu apenas que o governo "está analisando um reajuste" e assegurou que qualquer aumento, se houver, "não sai nesta semana".
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19