Belo Monte

Lobão: Brasil precisa elevar geração de energia elétrica em 5% ao ano

Valor Online
01/12/2011 17:47
Visualizações: 282 (0) (0) (0) (0)
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira (1º) que a geração de energia elétrica adicional prevista com a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), representa 40% do consumo das residências brasileiras. O país, segundo ele, precisa elevar sua capacidade de geração de energia elétrica em 5% a cada ano.

“Quando perguntam por que o governo quer construir Belo Monte, eu devolvo a pergunta. Por que não querem, se ela só tem qualidades?”, questionou ao participar do programa de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Bom Dia Ministro.

Outro dado ressaltado pelo ministro se refere à remoção de cinco mil famílias que vivem em “estado de pobreza” e que receberão novas habitações e estruturas com serviços de saúde, educação e segurança. As “condicionantes prévias” consumirão R$ 500 milhões, que serão aplicados nos municípios mais próximos da área de construção da usina. Segundo ele, os índios que vivem mais proximos da área do reservatório estão a 32 quilômetros de distância.

Durante o programa, o ministro respondeu a inúmeras perguntas sobre os impactos da usina na região do Pará. Lobão argumentou que, caso Belo Monte não fosse construído, seria necessário a instalação de inúmeras termelétricas que geram energia a carvão e óleo diesel, que são “altamente caras e poluentes”.

Lobão afirmou ainda que o projeto de Belo Monte é estudado há 40 anos. A evolução das análises feitas neste período reduziu a área que será alagada na formação do reservatório de 1.000 quilômetros quadrados para 500 quilômetros quadrados.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
Austral Engenharia
Austral Engenharia aposta em eficiência energética e sus...
27/06/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP prorroga data para adequaçõe...
27/06/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
27/06/25
Offshore
Petrobras assina convênio para desenvolver operações off...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.