Lançamento Editorial

Livro que aborda aplicações da biomassa será lançado na UFSCar

Redação/Assessoria
06/02/2020 08:03
Visualizações: 1664

Nas últimas décadas o crescimento populacional tem demandado cada vez mais a utilização de recursos tanto naturais como manufaturados, especialmente aqueles derivados de fontes não renováveis, a exemplo do petróleo. Nesse contexto, o conceito de economia circular considera o máximo aproveitamento dos materiais e da energia contidos nos produtos visando o desenvolvimento sustentável. A circularidade, entendida como o reaproveitamento de rejeitos de um elo da cadeia produtiva por outro elo, minimiza a necessidade de extração de produtos não renováveis e reduz a quantidade de resíduos. Além disso, um dos 12 princípios da Química Verde ou Sustentável é a utilização de matérias-primas renováveis.

Tratando desses assuntos, no dia 11 de fevereiro será lançado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o livro "Biomassa: Estrutura, Propriedades e Aplicações", organizado por Arlene Corrêa e Jean Gallo e publicado pela EdUFSCar. O livro é o volume VI da Série de Textos da Escola de Verão em Química da Universidade e o lançamento marca a comemoração dos 40 anos da Escola.

"A utilização da biomassa vem crescendo mundialmente como fonte renovável para a produção de energia elétrica e de biocombustíveis (etanol, biodiesel, biogás etc.). Ademais, a biomassa se destaca como uma fonte de material de partida na produção de diversas substâncias orgânicas que servirão como insumos nos mais variados processos industriais", explica Corrêa, que é docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, sobre a importância do assunto abordado no livro.

No capítulo 1 são discutidas a estrutura e a composição da biomassa lignocelulósica. Exemplos atuais do emprego da biomassa como matéria-prima na indústria e possíveis aplicações como solventes verdes são apresentados nos capítulos 2 e 3. Devido ao seu papel fundamental, os processos catalíticos para a produção de commodities e outros produtos de maior valor agregado a partir da biomassa são enfocados em detalhes, com casos recentes da literatura da área. Assim, no capítulo 4 são discutidos tipos de catalisadores metálicos obtidos a partir de plantas hiperacumuladoras empregadas em fitorremediação e os capítulos 5 e 6 versam sobre a biocatálise empregando enzimas isoladas ou microrganismos. O capítulo 7 trata do aproveitamento de ligninas. A catálise homogênea é abordada no capítulo 8 e a heterogênea é amplamente discutida nos capítulos 9 a 13.

O lançamento, aberto ao público, tem início às 18h30 horas, no Anexo do Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações no site da EdUFSCar (www.edufscar.com.br).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.