América do Sul

Linde assina contrato de hidrogênio por US$70 milhões com Enap no Chile

BNamericas
14/09/2004 03:00
Visualizações: 338 (0) (0) (0) (0)

O grupo alemão de tecnologia Linde assinou um contrato a 15 anos com a filial Enap Refinarias, da petroleira estatal chilena Enap, através do qual fará o abastecimento de hidrogênio para seu uso na produção de diesel com baixo conteúdo de enxofre, aunciou a Linde em um comunicado na segunda-feira (13/09).
A filial chilena da Linde financiará, construirá e operará uma planta de processamento de hidrogênio de US$ 70 milhões no lugar da refinaria Aconcágua, em Concón, próxima à cidade portuária de Valparaíso.
A planta terá uma capacidade de produção de 50 mil m³ de hidrogênio e 100 toneladas diárias de dióxido de carbono líquido e o início de suas operações está programado para meados de 2006.A Enap tem uma participação de 85% no mercado chileno de diesel e gasolina.
Além de diminuir as emissões de dóxido de enxofre na contaminada capital, Santiago, o diesel com baixo conteúdo de enxofre permitirá a aplicação de modernas tecnologias catalíticas, acrescenta o comunicado.
O projeto inclui além do mais uma estação de carga de hidrogênio para caminhões e uma planta de dióxido de carbono para abastecer outros clientes.
Segundo teria destacado o membro da diretoria da Linde e gerente geral da Linde Gas and Engineering, Aldo Belloni, este projeto de hidrogênio é o primeiro projeto in loco deste tipo na América Latina. Agregou que estes investimentos são a maneira da empresa de responder à crescente demanda de combustíveis mais amigáveis com o meio ambiente, especialmente em áreas metropolitanas.
O acordo convertirá a Linde no maior provedor de gases técnicos do Chile, se lê no comunicado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Ampliar o consumo doméstico de etanol: desafio essencial...
01/10/25
Negócio
Vallourec conquista pedido com a Petrobras para o SUBMAG...
01/10/25
Pré-Sal
Vindo do Estaleiro Benoi, em Singapura o FPSO P-78 chega...
01/10/25
Combustíveis
Etanol aumenta mais de 1% em setembro, afirma Edenred Ti...
01/10/25
Negócio
PetroReconcavo conclui a compra de 50% dos ativos de mid...
01/10/25
PD&I
Brasil tem capacidade de desenvolver tecnologia própria ...
01/10/25
ESG
Pesquisa Firjan ESG 2025 revela amadurecimento das empre...
30/09/25
Evento
Setor de Energia entra na "era inteligente" com IA integ...
30/09/25
Documento
Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais 2026–2035...
30/09/25
Premiação
Conheça as ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilida...
29/09/25
Refino
Produtoras e distribuidoras de combustíveis montam força...
29/09/25
Evento
Agenda da ABPIP em Brasília reforça urgência de ajustes ...
29/09/25
Combustíveis
Cepea/Esalq: etanol anidro recua 3,02% e hidratado cai 0,20%
29/09/25
Apoio Offshore
Wilson Sons inaugura nova estrutura do Centro de Treinam...
26/09/25
Margem Equatorial
Ibama aprova Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada p...
25/09/25
GNV
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado...
25/09/25
Aviação Sustentável
Embraer avança em estudos com SAF após aquisição do bioc...
25/09/25
Pessoas
Roberta Becker é a nova diretora de Marketing da Copa En...
25/09/25
Combustíveis
Etanol tem maior alta de preço desde maio, aponta levant...
24/09/25
ABIMAQ
Inteligência ambiental: ABIMAQ reúne lideranças para deb...
24/09/25
IBP
UnIBP celebra 7 anos com foco em qualificação, diversida...
24/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23