Dutos

Liderroll conclui quinto contrato com a Petrobras

Jornal do Commercio
18/02/2010 11:42
Visualizações: 483 (0) (0) (0) (0)
A Liderroll, empresa de soluções de engenharia que tem se destacado pelo desenvolvimento de peças para a área de dutos do mercado de óleo e gás, concluirá no final do mês o seu quinto contrato de fornecimento para projetos da Petrobras. A companhia entregará à estatal, no dia 28, uma partida de roletes que têm como objetivo aliviar a carga sobre a ponte que dá suporte aos dutos que ligam dois terminais de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da estatal no Rio de Janeiro. É uma nova tecnologia, que está sendo aplicada graças à operação com a Petrobras, explica o presidente da Liderroll, Paulo Fernandes.


O Terminal Aquaviário da Ilha Comprida e o Terminal Aquaviário da Ilha Redonda, localizados na Baía de Guanabara, têm como objetivo ampliar a capacidade de escoamento do GLP processado na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc). Os dutos que vêm da unidade estão instalados sobre uma ponte que liga os dois terminais. A Galvão Engenharia foi contratada para construir e adaptar a ponte que atualmente sustenta quatro linhas de dutos e em breve receberá mais outras duas. No futuro, algumas linhas do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) também passarão pelo local.


O que ocorre é que quando o gás passa pelos dutos instalados sobre a ponte, o calor faz com que os tubos de aço se expandam lateralmente, forçando a estrutura de concreto da ponte. Com a possível ampliação do número de linhas no local, poderia haver a necessidade de se reforçar a fundação da ponte. "Uma estrutura nova poderia estar sendo construída em seu limite máximo de utilização", ressaltou o presidente da Liderroll, Paulo Fernandes.


A Liderroll foi contratada pela Galvão Engenharia para fornecer uma peça que permita que os dutos se movimentem lateralmente, sem aumentar a carga na ponte. A companhia já era conhecida da Petrobras por conta de seu principal produto - um rolete no formato de carretel de linha feito de polímero ultra-resistente. Quando instalado sob um tubo de aço, o rolete permite que ele a linha se movimente frontalmente à medida que material se dilate com o calor. Os produtos da Liderroll são patenteados em 51 países e não possuem paralelo no mundo.


O rolete convencional da empresa, no entanto, possibilita que a linha se mova frontalmente, mas não lateralmente. A Liderroll teve de fabricar uma peça específica, que já havia em catálogo, mas nunca tinha sido comercializada, que permite também o movimento lateral das linhas.


A empresa fabricou 430 roletes, dos quais 90 são bi-direcionais, especificamente para o projeto. A Liderroll foi contratada em dezembro e para conseguir atender à demanda, a companhia contratou férias coletivas de seus fornecedores. A fábrica da empresa, no Rio de Janeiro, trabalhou em três turnos para entregar antes do prazo todas as peças. Inicialmente, os equipamentos seriam entregues em 15 de março, mas agora Fernandes garante a entrega com 15 dias de antecedência.


"Nós já tínhamos os roletes bi-direcionais em catálogo, mas nunca havia tido demanda para eles. Sabíamos que cedo ou tarde eles teriam de ser utilizados em algum projeto. Por conta do produto diferenciado e único, fomos contratados sem necessidade de concorrência", disse Fernandes.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22