COP30

Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 alunos de Curitiba

Mensagens foram transportadas pela Expedição Rio-Belém, que chegou à conferência, a partir do Rio de Janeiro, com o propósito de demonstrar tecnologia do DNA ambiental no mapeamento da biodiversidade da costa brasileira.

Redação TN Petróleo/Assessoria OceanPact
13/11/2025 18:38
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 alunos de Curitiba Imagem: Divulgação OceanPact Visualizações: 489

“Uma escola é a base na vida de uma criança, se iniciarmos as práticas de sustentabilidade desde o início, elas vão levar isso para o resto de suas vidas”. A mensagem foi escrita por Mariana Flor, em uma das cartas enviadas por 90 estudantes da Escola Pedro Apóstolo, de Curitiba (PR), aos líderes e negociadores presentes na 30ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP30), em Belém.

A entrega das mensagens foi realizada hoje, quinta-feira (13), às 8h, durante cerimônia simbólica no veleiro em que foram transportadas, como parte de um projeto pedagógico desenvolvido em parceria entre a escola e o Grupo Escoteiros do Mar, que teve como objetivo convidar os estudantes a refletirem sobre o futuro do planeta, o papel dos oceanos e a responsabilidade de cada um na conservação ambiental.

“Acreditamos que a educação ambiental é o primeiro passo para o cuidado e a proteção do oceano. Quem conhece, cuida”, afirmou Flavio Andrade, diretor-presidente da OceanPact.

“Para nós, foi uma alegria enorme garantir que essas cartas chegassem até aqui. É um gesto simples, mas cheio de significado, ao conectar educação, oceano e esperança”, acrescentou Fernando Borensztein, diretor de Novos Negócios e Sustentabilidade da OceanPact.

Há mais de 10 anos, a OceanPact mantém parcerias voltadas à educação oceânica, como o apoio ao Instituto Mar Urbano, responsável por ações reconhecidas pelo Selo Azul da UNESCO na Escola Notre-Dame, no Rio de Janeiro.

“O chão da escola é o ambiente mais potente que existe para transformar pensamentos e hábitos. Que sejamos, então, um dos norteadores para essas crianças que serão os tomadores de decisões do futuro”, disse Carolina Pascoal, diretora da Escola Pedro Apóstolo, que participou da cerimônia junto com o diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá, João Paulo Santana.

As cartas foram transportadas até Belém a bordo do veleiro Endurance, que seguiu rumo à COP30 na Expedição Rio-Belém, com o propósito de demonstrar tecnologia do DNA ambiental no mapeamento da biodiversidade da costa brasileira. A embarcação zarpou da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro/RJ) em 14 de outubro e atracou em Belém (PA) na semana passada, para estar presente no maior evento do clima no mundo.

A Expedição Rio-Belém é resultado de uma iniciativa liderada pela OceanPact em parceria com o Instituto Mar Urbano (IMU) e a NatureMetrics. Os dados coletados serão compartilhados com governos, empresas e a sociedade, contribuindo para o fortalecimento de ações de conservação e a promoção do uso sustentável dos recursos marinhos.

Sobre a OceanPact: A OceanPact, criada em 2007 no Rio de Janeiro, é uma empresa brasileira que desenvolve e implanta soluções nas áreas de meio ambiente, operações submarinas e apoio logístico e engenharia, com foco na área de consultoria e resposta a emergências ambientais. Entre as suas atividades estão operações de resposta a derramamentos de óleo no Brasil e em países da América Latina. A OceanPact dispõe de 15 filiais em 8 estados brasileiros, e subsidiárias na Holanda, México, Reino Unido, Noruega e Uruguai.

Sobre a Escola Pedro Apóstolo: Fundada em 1997, em Curitiba (PR), a Escola Pedro Apóstolo oferece um ensino diferenciado baseado em valores como liberdade de expressão, respeito ao próximo, igualdade e humildade. As turmas de Ensino Infantil e Ensino Fundamental possuem toda a estrutura necessária com atendimento individualizado e professores que acreditam na importância da educação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
Comunicação Corporativa
IA só converte quando parece "gente", afirmam especialistas
19/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
18/12/25
Comunicação e Inclusão
MPor amplia inclusão com Sala Multissensorial em Viracopos
18/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Responsabilidade Social Empresarial
Programa Mulheres do Nosso Bairro, da ENGIE, investe mai...
15/12/25
Saúde Mental
CVV reforça plantão especial durante as festas de fim de ano
15/12/25
Meio ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Arte e Cultura
Aventura e TotalEnergies inauguram um novo ciclo para um...
10/12/25
Meio ambiente
ABREE orienta famílias sobre o descarte consciente de el...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
Campanha
Dezembro Laranja: Especialista lista 4 recomendações par...
09/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
CAUSA
Neste Natal, presenteie com propósito ao lado de Médicos...
02/12/25
Certificação
TKMS Estaleiro Brasil Sul é reconhecida com a certificaç...
02/12/25
Descarbonização
Naturgy reforça papel estratégico do gás natural na segu...
28/11/25
Comunicação Case
O Boticário aborda bullying familiar, em campanha de Natal
28/11/25
Transição Energética
Transição energética avança no Quebec e mira empresas br...
27/11/25
Energia Solar
EDP coloca em operação usina solar na fábrica da Johnson...
26/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.