<P>A Comissão Central de Concorrências (CCC) da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e representantes da Secretaria da Infra-estrutura do Estado (Seinfra) realizam no dia 11 de agosto, às 15 horas, na sede da Comissão, localizada no Centro Administrativo Bárbara de Alencar (rua José Martins Rodr...
AVOL - SPA Comissão Central de Concorrências (CCC) da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e representantes da Secretaria da Infra-estrutura do Estado (Seinfra) realizam no dia 11 de agosto, às 15 horas, na sede da Comissão, localizada no Centro Administrativo Bárbara de Alencar (rua José Martins Rodrigues, 150, bairro de Edson Queiroz), a abertura dos documentos de habilitação das empresas interessadas em participar das obras de ampliação do Terminal Portuário do Pecém, com a construção do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT).
As propostas servirão para a escolha das empresas, ou consórcio de empresas, aptas a prosseguirem no processo licitatório. A Seinfra será representada pelo seu coordenador de Transportes e Obras, Gerardo Santos e Ricardo Gondim, orientador de célula do CTO. A Secretaria promoveu, no dia 17 de junho, com a presença do governador Cid Gomes, do secretário Adail Fontenele e representantes da sociedade civil organizada, uma audiência pública onde foram debatidos diversos aspectos do edital da obra.
A licitação para execução das obras será do tipo menor preço e a obra está estimada em R$ 301.576.819,29. O TMUT deverá ficar pronto até 2010. As obras de ampliação constam de: prolongamento de 1.000 metros do quebra-mar existente, que passará a ter um total de 2.770 metros; construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700 metros de cais acostável visando acomodar navios contêineres de última geração; implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; retro-área para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados; ampliação da ponte que dá acesso ao terminal, em 363 metros de extensão, com pista dupla, passeio, guarda-rodas e sistema de iluminação; instalação de energia elétrica, abrangendo geração de energia, alimentadores, subestação, distribuição de media tensão e baixa tensão, tomadas, para contêineres frigorificados, água tratada, telefonia, telemática, sistema de combate a incêndio e sistema de controle automatizado das instalações. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de cumprimento para 2.523 metros. Está prevista ainda a implantação de edificação para balança rodoviária, prédio de apoio operacional/administrativo, casa de bombas de incêndio, subestação e guarita.
Fale Conosco
22