Gás

Licitação de gasodutos deve ficar para 2012

Valor Econômico
31/08/2011 09:57
Visualizações: 302
O Ministério de Minas e Energia (MME) indicou que não deverá haver nenhuma licitação de gasodutos neste ano. A expectativa da diretora do Departamento Nacional de Gás Natural do MME, Symone Christine de Santana, é de que as licitações sejam realizadas somente depois da publicação do Plano Decenal de Expansão da Malha Dutoviária.

"Nós não vislumbramos nenhum processo licitatório antes de 2012, porque primeiro teremos o plano de expansão da malha que vai indicar quais gasodutos serão construídos ou ampliados. Eu diria provavelmente que as licitações só ocorrerão após a publicação do plano. Mas nada impede que isso ocorra antes, desde que haja provocação de terceiros", disse a diretora.

A perspectiva é de que haja reuniões com agentes do setor de gás em setembro e em dezembro deste ano para definir melhor o desenho do plano de expansão da malha. Com isso, a primeira versão deve ficar pronta no fim deste ano ou no começo de 2012, com a publicação em meados do ano que vem.

Até o momento, o ministério ainda não recebeu nenhuma notificação - chamada oficialmente de provocação - de empresas interessadas em participar da licitação dos gasodutos. Mas a diretora do Ministério de Minas e Energia acredita que os agentes estão à espera da definição por parte do governo de quais serão as regras da participação do setor privado na construção de gasodutos no país.

"Acho que o mercado está esperando isso. A malha que temos hoje é razoavelmente suficiente para atender às demandas do mercado neste momento. Mas há novos projetos chegando, o gás em terra vai abrir novas expectativas", disse depois de participar do Fórum de Política Energética, promovido pelo Grupo de Economia da Energia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Symone acredita que atualmente mais importante do que a expectativa de uma licitação é a expectativa de uma chamada pública para locação de capacidade. "Este é o próximo passo. Aquele conjunto de gasodutos que podem ser autorizados, a chamada pública pode ocorrer a qualquer momento na medida em que a ANP finalizar sua etapa de regulamentação. Isso deve ocorrer até o fim do ano", informou a diretora.

Ela explicou que todo gasoduto concedido ou autorizado de agora em diante será precedido por chamada pública. A portaria que define as diretrizes da chamada pública já foi publicada em agosto pelo ministério. "Se o gasoduto for autorizado, o processo se encerra na chamada pública. Se o gasoduto for concedido, a próxima etapa é processo licitatório", disse Symone.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.