Macaé Energy

Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura do Macaé Energy 2025

Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Rede Petro-BC e a Prefeitura Municipal de Macaé, congresso reúne os principais players do mercado de óleo e gás do país na cidade do Norte Fluminense.

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
02/07/2025 06:08
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura do Macaé Energy 2025 Imagem: Divulgação Firjan Visualizações: 1016

Consolidando Macaé como a capital de energia do estado e parta ampliar o conhecimento das empresas sobre a dinâmica dos mercados de óleo, gás natural e energias, começou nesta terça-feira (1º /7) na cidade do Norte Fluminense, a 2ª edição do Macaé Energy. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Rede Petro-BC e a Prefeitura Municipal de Macaé, durante três dias autoridades governamentais e representantes dos principais players do país participam de painéis sobre a integração energética, o futuro do offshore, campos maduros e o mercado de gás.

O anúncio da liberação, por parte do Ibama, da Licença Prévia do projeto Raia, na Bacia de Campos, foi celebrado por todos os participantes da solenidade de abertura do Macaé Energy. Estratégico para o governo federal, o projeto da Equinor integra o PAC e é considerado um dos principais projetos de gás natural do país. A previsão é de uma produção diária de 16 milhões de metros cúbicos, quando entrar em operação a partir de 2028. “Agora aguardamos a Licença de Instalação e iniciar os trabalhos de implantação dos 200 quilômetros de gasoduto offshore”, comemorou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.

Presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano destacou que a realização da segunda edição do Macaé Energy consolida o evento como uma plataforma para convergir ideias, fomentar negócios e de conexão entre as empresas do Norte Fluminense. “Por meio do Macaé Energy vamos desenhar, juntos, o futuro energético que queremos. Um futuro em que eficiência, inovação e sustentabilidade caminham lado a lado. É a partir de investimentos, parcerias empresariais e ações governamentais que reforçamos nossa convicção de que o Rio de Janeiro é, sim, a Capital da Energia do Brasil, e Macaé uma de suas engrenagens mais estratégicas”, disse Caetano.

Já Ilton Rosseto, gerente de Águas Profundas da Petrobras, ressaltou o protagonismo da companhia ao longo dos 50 anos da Bacia de Campos. Destacou a busca da Petrobras por operações com menos emissão de carbono e o compromisso com descarbonização até 2050. “Operamos com a busca da inovação e soluções integradas de energia limpa e captura e armazenamento de carbono”, afirmou. 

O Macaé Energy ocorre no Royal Palace Macaé Hotel, no município do Norte Fluminense.  Participaram ainda da solenidade de abertura, o presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto Siqueira; o coordenador Rede Petro-BC, Thadeu Paravidino; o presidente do IBP, Roberto Ardenghy; o diretor de Relações Institucionais da Equinor, Thiago Martins, e o prefeito de Macapá, Antonio Furlan, entre outras autoridades.

O Macaé Energy tem o patrocínio master da Petrobras e Governo Federal; e patrocínios ouro da PRIO e Equinor. A Rede Petro-BC tem como patrocinadores: Bellavista, Dinamus, Jevin, High Supply, Pilar, Scheles Advogados e Pinheiro Lima & Guedes Saggioro Advogados. O Macaé Energy também tem o apoio institucional da Abegás, ABESPetro, ABIMAQ, ABPIP, ANP, ATGás, IADC e ONIP.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.