Para reduzir as filas de caminhões nos portões de seus pátios na Ponta da Praia, em Santos, a Libra Terminais ampliará seu serviço de agendamento. Atualmente, a chegada e a partida de contêineres são programadas com as transportadoras apenas quando os caminhões trazem ou levam as cargas para fora da Baixada Santista. Agora, o sistema será aplicado também quando o transporte for feito entre o cais e a área retroportuária da Baixada Santista.
O serviço estará implantado e testado até 30 de maio, garante o diretor-geral da Libra Terminais Santos, Roberto Teller. “Já estávamos programando a ampliação do nosso planejamento. A proposta já tinha sido aprovada por nossa diretoria. Inicialmente, ela estaria pronta em setembro. Devido à reunião do CAP (Conselho de Autorida de Portuária), na última quinta-feira (22), resolvemos antecipar”,diz o executivo.
A expansão do programa de agendamento, em desenvolvimento pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) do terminal, representará um investimento de R$ 400mil a R$ 500 mil, de acordo com Teller.
Com o serviço ampliado, todos os caminhões que forem receber ou deixar contêineres nos terminais da Libra na Ponta da Praia receberão um selo, explica o diretor-geral. E somente esses veículos poderão permanecer nas filas de acesso aos pátios. Os caminhões que não portarem o selo serão retirados. Essa fiscalização será feita com apoio de agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos.
Segundo o executivo, atualmente, um dos motivos para a formação de filas na Ponta da Praia é a vinda de mais caminhões do que o pedido para o transporte de cargas. “Não é raro precisarmos de 20 caminhões, distribuirmos esse pedido entre três transportadoras e cada uma das três enviar 20 caminhões. Com o agendamento, os veículos que não tiverem sido programados serão retirados da Mário Covas”, declara RobertoTeller.