Pré-Sal

Lelo Coimbra (PMDB-ES) presidirá e José Carlos Aleluia (DEM-BA) relatará projeto sobre atuação da Petrobras

Câmara Notícias/Redação
17/03/2016 15:08
Visualizações: 1254

O deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) foi eleito nesta quarta-feira (16) presidente da comissão especial que vai analisar o Projeto de Lei 4567/16, que retira da Petrobras a obrigatoriedade de participar da extração de petróleo da camada pré-sal. Ele recebeu 19 votos de 18 possíveis (um voto em branco).

A proposta, do senador José Serra (PSDB-SP), garante à estatal o direito de preferência para atuar como operadora e com a participação mínima de 30% nos consórcios formados para exploração de blocos licitados no regime de partilha.

Atualmente, a Lei 12.351/10 determina que a Petrobras seja a operadora exclusiva responsável pela condução e execução de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento, produção e desativação das instalações de exploração e produção de petróleo. O projeto retira essa exclusividade da Petrobras como operadora do pré-sal, permitindo que outras empresas possam ser responsáveis por tais atividades.

Também foram eleitos o primeiro vice-presidente, deputado Max Filho (PSDB-ES), o segundo vice-presidente, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), e o terceiro vice-presidente, deputado José Stédile (PSB-RS).

Sem interferência de CPIs

O presidente Lelo Coimbra indicou o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) para ser o relator da comissão. Aleluia afirmou ser fundamental que as questões em andamento em comissões parlamentares de inquérito (CPIs) sobre a Petrobras não façam parte das discussões do colegiado.

Ele sugeriu que seja feita uma análise de experiências internacionais “malsucedidas e bem-sucedidas que vão nos permitir ver o que deu certo e o que não deu certo no País”.

Debate transparente

O deputado Max Filho disse que o maior interesse da comissão é propiciar um debate transparente em torno do tema. “Para nós brasileiros, este tema é muito caro, e é preciso falar a verdade daquilo que pensamos, mas que seja feito de forma respeitosa, com um debate amplo, e que a decisão seja a melhor para o Brasil”.

O presidente Lelo Coimbra marcou reunião ordinária para a próxima terça-feira (22), às 10h, para apresentação e discussão do plano de trabalho.

Tramitação

O projeto será analisado pela comissão especial e, depois, será votado pelo Plenário.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste es...
10/04/26
ANP
Fiscalização: aprovada consulta pública para revisão de ...
10/04/26
ANP
Reservas provadas de petróleo no Brasil cresceram 3,84% ...
10/04/26
Bacia de Campos
Petrobras retoma 100% de participação no campo de Tartar...
10/04/26
Oportunidade
Por que formar profissionais para funções críticas se to...
09/04/26
Energias Renováveis
Crise energética global impulsiona protagonismo do Brasi...
09/04/26
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23