Pré-Sal

Lelo Coimbra (PMDB-ES) presidirá e José Carlos Aleluia (DEM-BA) relatará projeto sobre atuação da Petrobras

Câmara Notícias/Redação
17/03/2016 15:08
Visualizações: 1132

O deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) foi eleito nesta quarta-feira (16) presidente da comissão especial que vai analisar o Projeto de Lei 4567/16, que retira da Petrobras a obrigatoriedade de participar da extração de petróleo da camada pré-sal. Ele recebeu 19 votos de 18 possíveis (um voto em branco).

A proposta, do senador José Serra (PSDB-SP), garante à estatal o direito de preferência para atuar como operadora e com a participação mínima de 30% nos consórcios formados para exploração de blocos licitados no regime de partilha.

Atualmente, a Lei 12.351/10 determina que a Petrobras seja a operadora exclusiva responsável pela condução e execução de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento, produção e desativação das instalações de exploração e produção de petróleo. O projeto retira essa exclusividade da Petrobras como operadora do pré-sal, permitindo que outras empresas possam ser responsáveis por tais atividades.

Também foram eleitos o primeiro vice-presidente, deputado Max Filho (PSDB-ES), o segundo vice-presidente, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), e o terceiro vice-presidente, deputado José Stédile (PSB-RS).

Sem interferência de CPIs

O presidente Lelo Coimbra indicou o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) para ser o relator da comissão. Aleluia afirmou ser fundamental que as questões em andamento em comissões parlamentares de inquérito (CPIs) sobre a Petrobras não façam parte das discussões do colegiado.

Ele sugeriu que seja feita uma análise de experiências internacionais “malsucedidas e bem-sucedidas que vão nos permitir ver o que deu certo e o que não deu certo no País”.

Debate transparente

O deputado Max Filho disse que o maior interesse da comissão é propiciar um debate transparente em torno do tema. “Para nós brasileiros, este tema é muito caro, e é preciso falar a verdade daquilo que pensamos, mas que seja feito de forma respeitosa, com um debate amplo, e que a decisão seja a melhor para o Brasil”.

O presidente Lelo Coimbra marcou reunião ordinária para a próxima terça-feira (22), às 10h, para apresentação e discussão do plano de trabalho.

Tramitação

O projeto será analisado pela comissão especial e, depois, será votado pelo Plenário.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.