Energia

Leilão de energias solar e eólica acontece hoje

Redação/Assessoria
13/11/2015 12:41
Visualizações: 1601

 

Acontece hoje o 2° Leilão de Energia de Reserva, destinado à contratação de energia elétrica de novos empreendimentos, de fonte solar fotovoltaica e eólica. Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o certame terá custo de referência de R$ 381,00 por megawatt-hora (MWh) para solar fotovoltaica e R$ 213,00/MWh fonte eólica, e tem previsto o início do suprimento em 1º de novembro de 2018, com prazo de duração de 20 anos. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) recebeu 1.379 projetos para o leilão, sendo 730 de usinas eólicas e 649 de usinas solares.

“Apesar de terem sido inscritos mais de mil projetos, o que temos visto é que o mercado de energia está reticente para realização de leilões de energia e há uma certa apreensão por parte dos investidores e preocupação dos clientes com volume de investimentos. Os fundos não estão investindo por causa da queda do Investiment Grade do Brasil e eles estão entrando apenas em ativos de baixo risco. O grande apoiador foi o BNDES que hoje não tem recursos suficientes para atender a todos. Existe a possibilidade de estrangeiros entrarem, mas o mercado está mais conservador do que no passado”, analisa a diretora da KPMG da área de energia, Franceli Jodas.

Segundo ela, por outro lado, a realização do segundo leilão é uma sinalização positiva de que o governo quer manter uma regularidade no setor de renováveis. “A expectativa é que sejam mantidos dois leilões por ano para renováveis, o que será bom para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Vale lembrar que o leilão para eólico já é feito há seis anos e o para solar começou no ano passado. Além disso, como a maioria dos parques eólicos fica no Norte e Nordeste, a implantação vai gerar crescimento nessas regiões já que chega a oferecer 1200 empregos indiretos e mais 700/800 diretos”, afirma.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Investimentos
Retomada dos investimentos da Petrobras no Amazonas
27/05/26
BOGE 2026
BRAVA Energia marca presença no Bahia Oil & Gas Energy 2...
27/05/26
IBP
Brasil pode ampliar protagonismo como fornecedor global ...
27/05/26
Etanol de milho
Etanol de milho avança no país e muda a dinâmica de merc...
27/05/26
Parceria
Grupo Bravante anuncia associação à Abeemar e reforça co...
27/05/26
Firjan
No Dia da Indústria 2026, Firjan anuncia medidas para im...
27/05/26
Negócio
Vallourec conquista importantes contratos de line pipe c...
25/05/26
Bahia
Desenvolvimento Econômico impulsiona industrialização e ...
25/05/26
BOGE 2026
John Crane lança Performance Plus™ para otimizar manuten...
25/05/26
BOGE 2026
Começa nesta quarta (27) o maior evento de petróleo e gá...
25/05/26
BOGE 2026
Com produção em alta, independentes lideram debates na B...
25/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25