Regulamentação

Lei do Gás deverá ser regulamentada no próximo mês

A regulamentação da Lei do Gás deverá ser concluída no próximo mês. De acordo com o Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida, depois disso o governo vai elaborar o Plano de Expansão da malha, em conjunto com

Agência Brasil
20/05/2010 19:16
Visualizações: 280 (0) (0) (0) (0)

A regulamentação da Lei do Gás deverá ser concluída no próximo mês. De acordo com o Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida, depois disso o governo vai elaborar o Plano de Expansão da malha, em conjunto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que indicará a necessidade ou não de um leilão para a construção de gasodutos.

 


Almeida acredita que o plano não vai indicar a necessidade de um leilão nos próximos dois anos e meio. “Nossa malha cresceu muito, não só em extensão como também em capacidade de transporte, e estamos hoje vendo um mercado plenamente abastecido até 2019. Não estamos com problema de abastecimento”, disse o secretário.

 

O plano de expansão deverá ser atualizado anualmente para verificar a necessidade de construção de gasodutos, especialmente por causa do gás que será disponibilizado pelo pré-sal. “Temos que ver qual será o mercado. Vamos estudar e ver se terá ou não mercado”, assinalou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

 

 

A Lei do Gás foi sancionada em março do ano passado, mas para passar a valer ainda precisa ser regulamentada, o que deveria ter ocorrido em 90 dias depois da publicação no Diário Oficial da União. A legislação regulamenta o transporte, a estocagem, o processamento e a comercialização do gás natural no país. A contratação da construção e operação dos gasodutos passa a ser concessão por meio de licitação, com o objetivo de aumentar a competição e a modicidade tarifária.

 

 

A nova lei altera a Lei nº 9.478 de 1997, conhecida como Lei do Petróleo, e foi criada por causa do crescimento do mercado brasileiro de gás, que, na época, ainda era incipiente. De lá pra cá, surgiu a necessidade de regras que disciplinassem o setor.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.