Gás natural

Lei do gás ainda demora 90 dias, avisa Tolmasquim

Valor Econômico
27/06/2005 00:00
Visualizações: 420

Uma das prioridades do ministro interino de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, é iniciar logo as discussões sobre um projeto de lei do gás natural, tendo como base o modelo que está sendo desenhado pela secretária de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster. Na sexta, Tolmasquim previu que o novo modelo do gás só ficará pronto em três meses, quando iniciarão os debates com os agentes.
"Eu tenho consciência de que a gente tem que acelerar isso, que tem que ser rápido", disse. Isso indica que as empresas interessadas em adquirir blocos para exploração de gás na 7ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), marcada para outubro, ainda não terão as novas regras.
Ele explicou que pretende fazer, ao formular o modelo do gás, um trabalho parecido com o do setor elétrico, quando a proposta inicial do governo (muito criticada na época pelos agentes) foi apresentada e recebeu propostas, grande parte no Senado. Sobre o fato de a nova regulamentação não ficar pronta antes da 7ª Rodada, onde serão oferecidos blocos adjacentes ao BS-400 e BS-500 - onde foram descobertas as maiores reservas de gás do país - explicou que a nova lei vai tratar de questões ligadas à comercialização e transporte.
"O marco que nós vamos fazer não é sobre a exploração do gás. O que vamos discutir é como valorizar esse gás, como construir gasodutos e qual vai ser o sistema de construção, se será por concessão, ou não. O que vai estar em discussão é muito mais ligado ao transporte e comercialização do gás", disse Tolmasquim.
Ele adiantou ainda que a proposta que tem em mente terá "interação muito grande" com o setor elétrico. Por isso, pretende chamar agentes do setor elétrico para analisar a proposta do gás, para que haja o que ele chamou de "concatenação" entre os dois modelos.
Tolmasquim também procurou tranqüilizar executivos de empresas de eletricidade, que na semana passada viam com preocupação a transferência da ministra Dilma Rousseff para a Casa Civil. "A ida dela significa que o setor de energia ganha um aliado. Ele tem uma pessoa que entende o setor em um lugar importante. Eu veria isso como um grande ganho", ponderou.
Mesmo diante das especulações sobre a possibilidade de o cargo que ocupa interinamente ser oferecido ao PMDB na reforma ministerial, Tolmasquim garante que essa possibilidade não o preocupa. "Eu vim (para o ministério) para atender um comando do presidente e da ministra Dilma pelo tempo que eles acharem necessário. Estou usando como critério não me preocupar com a data de saída", afirma. Os que conhecem a ligação da ministra da Casa Civil com o setor elétrico já especulam se Dilma não teria pedido ao presidente Lula que mantivesse Tolmasquim no cargo, pelo menos até que ocorra o leilão de energia nova, considerado o "grande teste" do modelo que ela forjou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23