Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
O secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira, afirmou que o lançamento do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar) deverá ocorrer no início de fevereiro de 2021 no município de Macaé, no Norte Fluminense. O anúncio do secretário ocorreu durante evento on-line de encerramento das atividades de 2020 do Circuito Brasil, promoção da ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo) e ABPIP (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás), em 16/12, com o apoio da Firjan.
José Mauro destacou que a programação e o desenvolvimento do Promar seguirão as premissas do Reate, ressalvando as suas especificidades. Segundo ele, o objetivo é estender a vida útil dos campos marginais do pós sal, possibilitando uma nova geração de empregos no setor e a ampliação e manutenção da indústria de bens e serviços.
O secretário elogiou o trabalho executado pelo Circuito Brasil, lançado este ano com o objetivo de aproximar ainda mais o mercado regional brasileiro dos grandes players dessa indústria. Com 41 webinares, passando por 7 estados, o Circuito Brasil promoveu ao longo do segundo semestre o Mesa Reate, programa do MME. José Mauro também confirmou que o próximo Mesa Reate ocorre já em janeiro, na Bahia.
Presidente do Conselho Deliberativo da ONIP e da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira destacou que 2020 foi um ano desafiador, diante da maior crise sanitária enfrentada pelo mundo. Ainda assim, segundo Eduardo Eugenio, ocorreram avanços no setor como o desenvolvimento do gás natural, a discussão do marco do gás no Congresso, os programas Abastece Brasil e Reate, entre outros.
Além de José Mauro e Eduardo Eugenio, o encontro on-line reuniu Raphael Moura, diretor-geral interino da ANP; Vitório Semmionato, da FIEMG; Luis Claudio Montenegro, da FINDES; Miguel Andrade, da FIEB; e Juliana Ferreira Borges, do Sebrae; mais os moderadores Anabal Santos, da ABPIP; Márcio Félix, da ONIP; e Karine Fragoso da ONIP/Firjan.
Fale Conosco
21