Economia Mundial

Lagarde alerta para efeitos do protecionismo sobre a recuperação econômica

Reuters, 12/04/2017
12/04/2017 14:29
Visualizações: 492 (0) (0) (0) (0)

A recuperação econômica está ganhando força, mas pode ser golpeada por uma "espada de protecionismo" que ameaça agora o comércio global, afirmou nesta quarta-feira a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

Falando antes das reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial na próxima semana em Washington, Lagarde pediu que os países fortaleçam a arquitetura do livre comércio pós-guerra através da cooperação multilateral para resolver questões como a redução dos desequilíbrios externos excessivos.

As declarações preparadas dela não mencionavam especificamente a agenda de comércio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de "América Primeiro", que busca restringir as importações nos EUA.

Mas ela disse que restringir o comércio seria uma "ferida auto-infligida" que vai interromper as cadeias de oferta e elevar os preços de bens, atingindo com mais força os pobres.

"A boa notícia é que, depois de seis anos de crescimento decepcionante, a economia mundial está ganhando força uma vez que a recuperação cíclica oferece a promessa de mais empregos, renda mais alta e maior prosperidade."

"Ao mesmo tempo, há claros riscos: incerteza política, incluindo na Europa; a espada do protecionismo pairando sobre o comércio global, e condições financeiras globais mais apertadas que podem provocar saída de capital de economias emergentes e em desenvolvimento", completou Lagarde.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.