Pesquisa e Desenvolvimento

Laboratório financiado pela Petrobras começa a operar neste mês

Agência Petrobras
19/11/2014 10:23
Laboratório financiado pela Petrobras começa a operar neste mês Imagem: Divulgação Petrobras Visualizações: 472

Será inaugurado amanhã (19), o novo prédio de expansão das instalações do Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais (LEMI), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo, no interior paulista, financiado pela Petrobras. As pesquisas contribuirão para que poços de petróleo e oleodutos sejam projetados de modo a ter maior produtividade e menos riscos.

O objetivo da expansão é estudar, experimentalmente e numericamente, cenários de escoamento multifásico com fluidos de modo a reproduzir o comportamento do CO2 sob altas pressões, além de ampliar as dimensões de estudos em andamento, como o do separador de gás de fundo do poço para bombeio centrífugo submerso (BCS).

A expansão foi financiada pela Petrobras, ao custo de cerca de R$ 3,5 milhões, investidos em novas instalações e equipamentos de última geração. Os recursos aportados ao LEMI contribuem para o cumprimento de obrigação contratual da Petrobras para com a ANP no segmento de pesquisa e desenvolvimento. A USP, por sua vez, destinou aproximadamente R$ 150 mil a itens de infraestrutura para redes elétrica e hidráulica e fibras óticas para sistemas de voz e dados do laboratório.

“Estamos concluindo a construção de instalações experimentais de grande porte para simular escoamentos de petróleo e dióxido de carbono sob altas pressões e escoamento de gás associado em condições em que ocorre carregamento de líquido, o que prejudica a produtividade. Vamos combinar técnicas ópticas de medição a laser da velocidade de escoamento de petróleo, gás e água, visualização rápida e em alta definição das propriedades desses fluidos e medição de suas densidades por meio de técnica nuclear com raios gama. Aliar técnicas e instrumentação química, física e nuclear em um laboratório de mecânica de fluidos e em escala industrial é inédito no Brasil”, explica o coordenador do laboratório, Oscar Maurício Hernandez Rodriguez.

O novo prédio, com área de aproximadamente 2 mil metros quadrados, funciona no campus 2 da USP – São Carlos e vem a se somar às antigas instalações do laboratório, de cerca de mil metros quadrados, situadas no campus 1 da universidade. Ao todo, no LEMI, trabalharão dez cientistas e dez alunos de pós-graduação, principalmente das áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. O laboratório é vinculado ao departamento de Engenharia Mecânica da USP, que tem mais de 20 anos de experiência em escoamento de fluidos.

Dentre os projetos a serem implementados no Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais, destacam-se o estudo dos modelos de escoamento multifásico, considerando a presença do CO2, e comparações entre diferentes métodos de elevação artificial de petróleos, com objetivo de viabilizar a produção de petróleos mais viscosos. Ambos os projetos são do interesse da Petrobras.

Apesar de ser financiado pela Petrobras, o LEMI não tem contrato de exclusividade com a companhia e poderá atender a demandas de outras empresas, inclusive multinacionais. É o caso da BG, produtora de gás natural, que já tem projeto em contratação para 2015.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Logística
Dragagem marca ampliação das atividades no Terminal Marí...
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
Parceria
Vast e HIF Global assinam acordo para tancagem de e-Meta...
24/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Resultado
Portos e terminais do Sudeste movimentam 56,5 milhões de...
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23