Laboratório do Departamento de Engenharia Industrial da PUC-Rio receberá subsídios para desenvolver estratégias de descarbonização
Redação TN Petróleo/AssessoriaO Laboratório de Gerência de Operações e Análises Logísticas para a Sustentabilidade (LabGoals) consolidou uma parceria com a Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Bicombustíveis (Brasilcom) para o desenvolvimento de alternativas para a redução da liberação de carbono pelas indústrias e pelos meios de transporte do país. Coordenado por professores do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), o laboratório busca sustentabilidade a partir da diminuição das emissões com destaque aos biocombustíveis nacionais.
"Adotamos uma lógica ecológica, em busca de um bem maior para a sociedade em um mundo de negócios pautado na incerteza e na volatilidade. Nosso objetivo é estar próximos das preocupações da indústria sem deixar de lado o meio ambiente", afirma o Prof. Márcio Thomé (foto), coordenador do LabGoals.
Inaugurado em outubro de 2022, o laboratório foi criado para somar esforços e reunir pesquisas envolvendo três professores (Thomé, Luiz Felipe Scavarda e Rodrigo Caiado), além de cerca de 25 alunos da pós-graduação em Engenharia de Produção. A proposta é trazer para a universidade a participação da própria indústria, para que as demandas de renovação do setor possam ser discutidas no ambiente acadêmico. "Fazemos reuniões mensais com a BRASILCOM e apresentações do alcance de nossas pesquisas a cada três meses. O intuito é estender experiências como essa aos alunos de graduação", comenta Thomé.
O aluno de mestrado Felipe Santos Dutra, 42 anos, destacou o quanto o laboratório tem contribuído para a sua formação como profissional do setor de Engenharia Industrial. Para Felipe, a abordagem das questões de sustentabilidade no setor de logística configura um dos diferenciais do projeto. "O LabGoals proporciona o ambiente adequado para a germinação de ideias e teorias, e possibilita desenvolver nossas habilidades e competências específicas, de forma a contribuir na resolução de problemas. As maiores emissões industriais de carbono estão localizadas sobretudo no segmento da logística, logo, auxiliar as indústrias com soluções inteligentes e sustentáveis é um papel de grande relevância para a academia", afirma o mestrando.
Dentre os estudos, estão o papel da política estatal de uso estratégico de biocombustíveis (Renovabio), bem como o papel das refinarias de petróleo após políticas de privatização. O RenovaBio é uma política de Estado para a segurança energética e a mitigação de emissões dos gases causadores do efeito estufa no setor de combustíveis. Por meio da parceria com a Brasilcom, o LabGoals analisou os resultados obtidos pelo governo e elaborou propostas para uma maior abrangência do programa.
O LabGoals também recebe financiamentos de agências como CNPq, CAPES, FAPERJ, além de instituições internacionais como a DAAD – Alemanha e a Universidade de Manitoba, no Canadá.
Fale Conosco
21