Novidade da fabricante permite economizar até 60% de energia, além de reduzir custos de manutenção.
Assessoria/RedaçãoLíder no setor de bombas hidráulicas, a KSB Brasil apresenta durante a 31ª Feira Internacional da Mecânica o sistema de controle de velocidade KSB PumpDrive, com foco em redução de custo operacional e eficiência energética, além de exibir suas principais bombas voltadas aos segmentos industriais. O evento acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), entre os dias 17 e 21 de maio.
De última geração, o PumpDrive garante o funcionamento da bomba de forma orientada para a obtenção da máxima economia de energia, controlando continuamente a velocidade da bomba conforme a demanda real do sistema, assegurando uma operação confiável. De acordo com a fabricante, o controle de velocidade permite economizar até 60% de energia e aumenta o tempo em que a bomba está disponível para exercer a sua função, além de reduzir os custos de manutenção.
Ao controlar a vazão da bomba, o PumpDrive é capaz de compensar automaticamente as variações de pressão, calculando as perdas por atrito que variam com a vazão, elevando assim a pressão para coincidir com o valor pré-definido. A novidade da KSB também permite a operação simultânea de até seis bombas associadas em paralelo ligadas entre si.
Outro sistema exibido durante o evento é o KBS PumpMeter, unidade digital para monitoramento de bomba que traz dois sensores conectados a um display parametrizado para o modelo e o tamanho de bomba desejado. No display, as pressões de sucção e de descarga, assim como a pressão diferencial (ou a altura manométrica) são exibidas alternadamente. Como parte do nosso programa de eficiência energética FluidFuture®, o PumpMeter em conjunto com o PumpDrive desempenha um papel importante na otimização de todo o sistema hidráulico, permitindo economia considerável de energia.
O PumpMeter identifica o ponto de operação da bomba, que é calculado e projetado em um gráfico. O perfil de carga também é estabelecido usando os dados compilados durante a operação da bomba. O PumpMeter ainda permite ao cliente KSB armazenar o perfil de carga da bomba por um período de até 10 anos, visualizar o ponto de operação no local e em tempo real, identificar melhorias no potencial de economia de energia e elaborar um relatório para calcular o tempo de retorno sobre investimento de uma otimização.
Bombas – Líder na fabricação de bombas hidráulicas, a KSB Brasil exibe a MegaCPK, produzida nas fábricas da empresa, localizadas em Várzea Paulista (SP) e Vinhedo (SP), destinada para o uso geral com fluidos agressivos orgânicos e inorgânicos para o abastecimento de água, indústria química, petroquímica, engenharia de processo, indústria de açúcar e álcool, biodiesel, bioetanol, sistema combate a incêndio, condensado, dessalinização da água do mar, osmose reversa, água quente, indústria siderúrgica, ar-condicionado, offshore, entre outras.
Com baixo custo operacional, a MegaCPK é oferecida em diversas opções de materiais, como ferro fundido, aço carbono, inox e duplex e traz avanços para eficiência energética. Para extrair a máxima performance da MegaCPK, a KSB incorporou componentes hidráulicos otimizados e inovações tecnológicas como o PumpMeter e PumpDrive.
A MegaCPK oferece muitos atributos de qualidade, tais como: máxima confiabilidade operacional, aperfeiçoamento da performance hidráulica da bomba, eficiência energética, melhor relação custo x benefício e disponibilidade global no grupo KSB. Com conceito hidráulico bastante moderno, vazão de 1.400 m3/h (60 Hz) e altura manométrica de até 233 metros, a MegaCPK permite pressão de operação de até 25 bar e foi projetada para suportar temperaturas durante sua operação que variam entre -40ºC até 400ºC.
A bomba de carcaça bipartida axialmente, KSB RDLO, será outro grande destaque no estande da KSB. Com baixo custo de manutenção, é projetada com dupla voluta, ou seja, compensa as forças radiais e traz rotor com dupla sucção, proporcionando vida útil aos rolamentos de no mínimo 100 mil horas de operação.
Seu design proporciona manutenção simplificada já que a bomba traz auto-centralização da parte superior da carcaça e conjunto girante pré-tensionado que permitem a montagem do equipamento sem ajustes especiais. Com vazão de até 10.000 m3/h, a RDLO, além de ser altamente eficaz para o segmento de saneamento, pode ser aplicada na indústria em geral, termoelétricas, petroquímica, dessalinização de água do mar, naval e off-shore.
A bomba padronizada in-line para uso geral KSB Megaline, relançada em dezembro de 2015, também será exibida pela fabricante e oferece ampla gama de aplicações, como sistemas de ar condicionado, circuitos de refrigeração, abastecimento de água, construção civil, instalações prediais, entre outros. Bastante versátil, a Megaline é flexível na instalação devido ao projeto in-line e traz conceito otimizado de componentes com alta confiabilidade e tecnologia incorporada. É projetada para pressão de operação de até 16 bar.
Fale Conosco
20