A Keppel Offshore & Marine, de Cingapura, anunciou nesta quarta-feira (14) a aquisição do Estaleiro TWB, em Navegantes, Santa Catarina.
Reconhecido no Brasil pela construção de embarcações customizadas, o TWB conta com uma área de mais de 70 mil metros quadrados, uma carreira de docagem com capacidade para 1800 toneladas de carga, permitindo embarcações de até 75 metros de comprimento e 16 metros de largura. Em 2007, foram realizados investimentos para a implantação de mais uma ponte rolante para operação no seu galpão de montagem. O equipamento tem capacidade para o içamento de até 20 toneladas.
A Keppel pretende investir US$ 50 milhões na ampliação da unidade. Batizado como Keppel Singmarine Brasil, o novo estaleiro irá fabricar embarcações de apoio do tipo AHST (Anchor Handling Tug Supply) e PSV (Platform Supply Vessels), para transporte de suprimentos e outros equipamentos às plataformas de petróleo e construir módulos para plataformas offshore.
A expectativa da Keppel é colocar a nova unidade em operação na metade de 2010, com uma capacidade de produzir pelo menos oito embarcações por ano. Segundo o presidente da Keppel O&M nas Américas, Chow Yew Yuen, o investimento visa reforçar a atuação do Grupo no Brasil, além de complementar os serviços oferecidos pelo Estaleiro Brasfels, Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
No comunicado divulgado pela empresa, Yuen destaca os planos da Petrobras para expandir as operações e fretar 147 embarcações offshore construídas no Brasil pelos próximos cinco anos.
A operação catarinense é o segundo negócio da Keppel no Brasil. Há 14 anos, a empresa de Cingapura controla o Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, que fabrica plataformas e embarcações de grande porte.