Rio Oil & Gas 2020

“Janela de Oportunidades” do Brasil em O&G passa por eficiência na gestão de custos e matriz renovável, diz Carla Lacerda

Redação TN Petróleo/Assessoria IBP
03/12/2020 17:16
“Janela de Oportunidades” do Brasil em O&G passa por eficiência na gestão de custos e matriz renovável, diz Carla Lacerda Imagem: Marcos André Pinto Visualizações: 1624

Transição Energética e disciplina financeira estão no alvo das grandes empresas de petróleo e gás para um crescimento em convergência com demandas sociais por energia limpa e acessível, além de gestão eficaz de custos diante de uma crise internacional proporcionada pela Covid-19. A presidente da ExxonMobil Brasil, Carla Lacerda (foto), definiu que o país precisa priorizar seu capital intelectual, sua robusta cadeia de bens e serviços (especialmente a subsea) e valorizar seus recursos do pré-sal para seguir na trilha do desenvolvimento em E&P.

InstitucionalA executiva considera que a retomada dos leilões em águas ultraprofundas é parte essencial desta conjuntura. “Temos como desafios implementar um programa exploratório, manter a resiliência do portfólio e fortalecer o nível de atividade para um regime econômico em crescimento”, analisou durante a sessão “Desafios e perspectivas da indústria de O&G no Brasil”, que ocorreu no segundo dia da Rio Oil & Gas.

Miguel Pereira, CEO da Petrogal, avalia que a “palavra essencial” é transição energética, que deve definir a diversificação do portfólio alinhada com as metas do Acordo de Paris. Ele considera que as companhias de energia devem seguir este caminho e alcançar os objetivos de emissões neutras até 2050. Pereira indica que o petróleo ainda é necessário para suprir energia para uma economia mundial com perspectiva de crescimento. Neste contexto, o Brasil tem uma “janela de oportunidades única”. “O país pode ser uma potência em transição energética. Inclusive, podemos projetá-lo como um pólo exportador de hidrogênio”.

InstitucionalA pandemia e a crise trouxeram novos temas para o setor de O&G, que estão integrados com a demanda da sociedade global, de acordo com André Araújo, presidente da Shell Brasil. A Shell tem procurado um equilíbrio entre a aplicação de insumos fósseis e matriz renovável. “No terceiro trimestre de 2020, a companhia apresentou aumento de orçamento para novas energias. Mas, temos 35% dos investimentos em águas profundas, porque acreditamos no potencial do offshore brasileiro.”

Gestão de portfólio em águas profundas e ultraprofundas com redução consistente de custos representa o futuro do setor na análise de Joelson Falcão Mendes, Gerente Executivo de Águas Ultra Profundas da Petrobras. “Estamos investindo, com disciplina financeira, para um crescimento sustentável no longo prazo”, conclui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.