Evento

IV Fórum do Biogás contará com a presença de Cícero Bley Jr

Redação/Assessoria
28/09/2017 08:50
Visualizações: 812

O presidente de honra da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), Cícero Bley Jr., estará presente no "IV Fórum do Biogás", no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE) em São Paulo (SP). O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro de 2017, trata-se do maior encontro da América Latina sobre biogás e biometano, que tem como objetivo discutir como o energético pode ajudar o Brasil atingir as metas de redução de emissões e as perspectivas e necessidades para a inserção definitiva do biogás e do biometano na matriz energética brasileira.

O Fórum reunirá as maiores autoridades do Brasil no assunto para debater temas como o Programa RenovaBio - o mais audacioso projeto do Governo Federal para uma política nacional de biocombustíveis e mitigação das mudanças climáticas -, o aproveitamento energético dos resíduos para geração do biogás e os desafios para o desenvolvimento do insumo como fonte de energia no Brasil.

Para Bley, o Fórum Biogás já se constitui em tradicional evento promovido pela entidade, esperado pela comunidade que vê no biogás uma fonte energética com potencial para se constituir como importante componente da matriz energética nacional.

"O biogás é uma fonte que já se encontra em situação descentralizada, portanto com usos possíveis que podem induzir de forma expressiva o desenvolvimento econômico local e regional", enfatiza o cientista.

O biogás está diretamente relacionado também com a sustentabilidade econômica e ambiental das atividades que produzem resíduos orgânicos que servem como substrato nos processos de biodigestão nos quais é produzido, são exemplos de fontes inovadoras de energia limpa, essas ações inovadoras voltadas ao cuidado ambiental surgem a todo o momento e provam que é possível gerar desenvolvimento econômico.

Outro aspecto a considerar, avaliado pelo especialista, é a pegada negativa de emissões de gás carbônico que caracteriza o biogás, que podem somar nas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa, tanto para as atividades produtoras, como para o Brasil que firmou o Acordo de Paris um compromisso mundial que pretende reduzir e controlar o aquecimento global.

"Diante de todas essas características positivas, é possível afirmar que nenhuma outra fonte energética baseada em recursos renováveis se iguala em benefícios diretos e indiretos", conta Bley.

O executivo, que encerrará o Fórum do Biogás, colocará em evidência as instituições públicas e as empresas privadas que apresentam o cuidado de identificar o biogás como uma fonte versátil capaz de induzir imensa cadeia produtiva tanto de usuários do energético como da indústria de base tecnológica que pode se constituir em torno das soluções e aplicações elétrica, térmica e veicular.

Bley identifica um novo impulso de desenvolvimento na esteira do biogás, por isso, é importante ver a fonte de forma ampla e explorar todas as suas possibilidades o que confere segurança econômica para os que nela se envolvem.

O Fórum do Biogás reunirá autoridades nos assuntos energéticos que apresentarão seus pontos de vista e suas recomendações. O alvo central deste encontro são os participantes que poderão receber informações relevantes, atuais e processar para sua área em que opera.

Serviço

IV Fórum do Biogás

Local: Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE). Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 – Butantã - São Paulo (SP)

Data e horário: dias 17 e 18 de outubro das 8h30 às 19h

Inscrições: somente pelo site www.forumdobiogas.com.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.