Energia

Itaipu começa remontagem da unidade 06

Em setembro do ano passado, durante trabalho de manutenção preventiva, os técnicos detectaram fissuras no anel de desgaste inferior que fica na roda da turbina, e por isso toda a unidade precisou ser desmontada. A operação de remontagem começa hoje (6) às 14h.

Redação
06/10/2011 10:12
Visualizações: 517
Técnicos da Itaipu começam hoje (6) a operação de remontagem da unidade 06, às 14h. O primeiro passo será a descida da roda da turbina. A peça, de 300 toneladas, 8,6 metros de diâmetro e 4,5 metros de altura, havia sido removida para reparos.

Em setembro do ano passado, durante trabalho de manutenção preventiva, os técnicos detectaram fissuras no anel de desgaste inferior que fica na roda da turbina.

Como o anel de desgaste inferior é a última peça do conjunto, toda a unidade precisou ser desmontada. Foi a primeira vez que isso ocorreu em 30 anos de operação. Se tudo ocorrer dentro do previsto, a U6 deve voltar a operar em abril de 2012. O início da remontagem da U6 será acompanhada de perto pelos diretores gerais brasileiro, Jorge Samek, e paraguaio, Gustavo Codas.


Próximos passos

Além da roda, e de vários outros componentes de pequeno porte, serão remontados o eixo, a cruzeta superior, o eixo superior, o rotor, o eixo inferior, a cruzeta inferior, dois servomotores e a tampa.

O superintendente adjunto de Manutenção, Marco Cesar Castella, explicou que a roda da turbina é uma das peças mais importantes da unidade geradora por transformar a energia cinética da água em energia mecânica e, posteriormente, em energia elétrica. “É ela que faz movimentar todo o conjunto girante, o eixo, o rotor, que vai gerar a energia”, comentou.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
ANP
Oferta Permanente de Concessão (OPC): edital com inclusã...
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23