Energia

Itaipu começa remontagem da unidade 06

Em setembro do ano passado, durante trabalho de manutenção preventiva, os técnicos detectaram fissuras no anel de desgaste inferior que fica na roda da turbina, e por isso toda a unidade precisou ser desmontada. A operação de remontagem começa hoje (6) às 14h.

Redação
06/10/2011 10:12
Visualizações: 500
Técnicos da Itaipu começam hoje (6) a operação de remontagem da unidade 06, às 14h. O primeiro passo será a descida da roda da turbina. A peça, de 300 toneladas, 8,6 metros de diâmetro e 4,5 metros de altura, havia sido removida para reparos.

Em setembro do ano passado, durante trabalho de manutenção preventiva, os técnicos detectaram fissuras no anel de desgaste inferior que fica na roda da turbina.

Como o anel de desgaste inferior é a última peça do conjunto, toda a unidade precisou ser desmontada. Foi a primeira vez que isso ocorreu em 30 anos de operação. Se tudo ocorrer dentro do previsto, a U6 deve voltar a operar em abril de 2012. O início da remontagem da U6 será acompanhada de perto pelos diretores gerais brasileiro, Jorge Samek, e paraguaio, Gustavo Codas.


Próximos passos

Além da roda, e de vários outros componentes de pequeno porte, serão remontados o eixo, a cruzeta superior, o eixo superior, o rotor, o eixo inferior, a cruzeta inferior, dois servomotores e a tampa.

O superintendente adjunto de Manutenção, Marco Cesar Castella, explicou que a roda da turbina é uma das peças mais importantes da unidade geradora por transformar a energia cinética da água em energia mecânica e, posteriormente, em energia elétrica. “É ela que faz movimentar todo o conjunto girante, o eixo, o rotor, que vai gerar a energia”, comentou.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23