A Itaipu Binacional lançou hoje (22) no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro, o Relatório de Sustentabilidade 2011 (RS 2011). O documento é um compêndio das práticas que usina mostrou nos últimos dez dias nos eventos paralelos da conferência.
Na mesma cerimônia, a Eletrobras, que reúne as empresas do setor elétrico, entre elas a Itaipu, também lançou seu relatório de sustentabilidade.
O lançamento dos dois documentos ocorreu na mesma semana em que a presidente da República, Dilma Rousseff, conclamou as empresas a integrar informações de sustentabilidade em seus relatórios corporativos.
O relatório, que é publicado voluntariamente pelas organizações, inclui informações gerais sobre gestão empresarial e indicadores específicos sobre a relação com os trabalhadores, a sociedade, o meio ambiente e o seu setor de atuação, que, no caso de Itaipu, é a área de energia elétrica.
O RS 2011 é o mais completo relatório já publicado pela empresa, pois segue a metodologia GRI 3.1, a mais atualizada da Global Reporting Initiative. Segundo a assessora de Responsabilidade Social de Itaipu, Heloisa Covolan, além de seguir à risca as orientações, a Itaipu ajudou a formular, no documento, os indicadores sobre equidade de gênero.
“O lançamento do relatório aqui na Rio+20 nos ajuda a mostrar que tanto a Itaipu quanto a Eletrobras estão cumprindo tudo aquilo que estamos falando em nossas apresentações”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek.
Ele explicou que o relatório reúne informações sobre as ações de desenvolvimento sustentável da Itaipu Binacional nas dimensões econômica, social e ambiental.
“Não podemos, de forma alguma, permitir que este processo todo sobre sustentabilidade se transforme num belo discurso, num verniz, numa maquiagem”, completou Samek.