Energia elétrica

Itaipu bate recorde de geração em janeiro

Produção foi maior até mesmo que a registrada no idêntico período de 2013, ano em que a usina estabeleceu sua maior marca anual.

Assessoria Itaipu
01/02/2016 18:12
Itaipu bate recorde de geração em janeiro Imagem: Cortesia Itaipu Binacional Visualizações: 187

A Itaipu teve em 2016 o melhor janeiro de todos os tempos. A usina produziu no mês passado quase 8, 5 milhões de megawatts-hora (MWh). A quantidade de energia gerada pela binacional nos 31 primeiros dias do ano foi maior até mesmo em relação ao idêntico período de 2013, quando a empresa bateu, pela segunda vez consecutiva, o recorde mundial de produção anual, com 98,6 milhões de megawatts (MWh).

Com a demanda em alta e as boas condições de geração - matéria-prima abundante e equipamentos em excelente estado -, o indicativo é de um fevereiro também promissor. “A vantagem da energia hídrica, além de ser limpa e renovável, é que quanto mais Itaipu produz, mais ela contribui para o desligamento das térmicas e, por consequência, para o impacto positivo da tarifa”, diz o diretor técnico executivo da Itaipu, Airton Dipp.

Além da boa produção mensal, a Itaipu também registrou no mês passado gerações diárias bem acima do normal, com uma contribuição para o sistema elétrico interligado do Brasil e do Paraguai de até 320 mil MWh. Com o fenômeno El Niño atuando de forma intensiva no Brasil, a expectativa hídrica é boa para toda a região Sul do País.

Para 2016, a meta é produzir acima dos 90 milhões de MWh, o que não acontece há dois anos. Mesmo gerando abaixo desse patamar, em 2015 a usina voltou a liderar a produção anual de energia, superando a usina chinesa de Três Gargantas.

Para garantir uma geração maior em 2016, a diretoria definiu um plano de ação que busca o aperfeiçoamento da eficiência operacional. “É um conjunto de ações que conta externamente com uma boa coordenação entre a Itaipu e seus parceiros na sua cadeia de suprimento, como a Ande (a estatal paraguaia), Furnas, Copel, Eletrobras e Operador Nacional do Sistema (ONS)”, diz o superintendente de Operação, Celso Torino.

No ranking dos melhores janeiros da história, aparece em segundo lugar o de 2012, com 8.445.855 MWh. O terceiro melhor janeiro foi registrado em 2011, com 8.390.965 MWh. A quarta posição é de janeiro de 2014, com 8.305.336 MWh. Em quinto lugar ficou janeiro de 2006, com 8.249.708 MWh.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20