Parceria

ITA e Abimaq oficializam aliança com acordo de cooperação

Aliança terá foco na inovação tecnológica.

Redação TN/ Ascom Abimaq
11/06/2013 15:35
Visualizações: 1090

 

ITA e ABIMAQ oficializam aliança com Acordo de Cooperação para os próximos cinco anos
A parceria entre a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica será oficializada na próxima quinta-feira (13/6) com a assinatura de um Acordo de Cooperação. A aliança terá foco na inovação tecnológica e prevê cursos e pesquisas nas áreas de interesse da associação classista.
O reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, participará de reunião plenária da ABIMAQ em São Paulo e fará uma apresentação sobre os novos projetos estratégicos da instituição para os associados.
Há pelo menos três meses o presidente da ABIMAQ, Luiz Aubert Neto, apresentou a entidade como potencial parceira para as iniciativas da escola, visando não apenas a mão de obra extremamente qualificada, como também o acesso às tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da instituição.
A aproximação entre as empresas associadas com o ITA resultará em um programa de especialização em nível de pós-graduação lato sensu com a possibilidade de ancorar um mestrado acadêmico. Além disso, o documento também prevê parceria na condução de projetos de pesquisa e desenvolvimento de interesse da indústria, construindo metodologias para fortalecer o conhecimento tecnológico, empreendedorismo, criatividade, e inovação. 
Após a assinatura do acordo, as duas partes indicarão representantes para a comissão técnica que será responsável por gerenciar a execução da proposta. O acordo terá vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Referência Internacional
Abrir as portas para entidades e empresas é uma das estratégias adotadas pelo ITA para alcançar os objetivos lançados para os próximos 20 anos. Entre eles e talvez um dos mais ambiciosos, tornar a instituição, que já é uma das principais do país, em referência internacional para inovação tecnológica com foco no segmento aeroespacial e de defesa.
Segundo o consultor do ITA, André Macedo, o impacto do instituto no desenvolvimento industrial do país sempre foi significativo e deve continuar a ser. “Neste processo de transformação, esperamos criar um ciclo virtuoso de fomento à pesquisa e inovação, aumento da produtividade e competitividade das empresas no Brasil, do empreendedorismo e valor agregado de produtos e serviços, além da oferta de empregos e de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho nacional”, destacou Macedo.
Para o vice-presidente regional da ABIMAQ no Vale do Paraíba, Mário Sarraf, a inovação é o principal caminho para tornar a indústria brasileira mais competitiva e o grande desafio é descobrir a melhor forma de a teoria sair do papel. “O que estamos começando a arquitetar, muito possivelmente será a saída de muitas empresas do nosso setor. Se não conseguirmos desenvolver novos produtos e melhorar a produtividade nos processos não sobreviveremos”, enfatizou Sarraf. 

A parceria entre a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica será oficializada na próxima quinta-feira (13/6) com a assinatura de um acordo de cooperação. A aliança terá foco na inovação tecnológica e prevê cursos e pesquisas nas áreas de interesse da associação classista.

 

O reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, participará de reunião plenária da ABIMAQ em São Paulo e fará uma apresentação sobre os novos projetos estratégicos da instituição para os associados.Há pelo menos três meses o presidente da ABIMAQ, Luiz Aubert Neto, apresentou a entidade como potencial parceira para as iniciativas da escola, visando não apenas a mão de obra extremamente qualificada, como também o acesso às tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da instituição.

 

A aproximação entre as empresas associadas com o ITA resultará em um programa de especialização em nível de pós-graduação lato sensu com a possibilidade de ancorar um mestrado acadêmico. Além disso, o documento também prevê parceria na condução de projetos de pesquisa e desenvolvimento de interesse da indústria, construindo metodologias para fortalecer o conhecimento tecnológico, empreendedorismo, criatividade, e inovação. Após a assinatura do acordo, as duas partes indicarão representantes para a comissão técnica que será responsável por gerenciar a execução da proposta. O acordo terá vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.

 

Referência Internacional

 

Abrir as portas para entidades e empresas é uma das estratégias adotadas pelo ITA para alcançar os objetivos lançados para os próximos 20 anos. Entre eles e talvez um dos mais ambiciosos, tornar a instituição, que já é uma das principais do país, em referência internacional para inovação tecnológica com foco no segmento aeroespacial e de defesa.

 

Segundo o consultor do ITA, André Macedo, o impacto do instituto no desenvolvimento industrial do país sempre foi significativo e deve continuar a ser. “Neste processo de transformação, esperamos criar um ciclo virtuoso de fomento à pesquisa e inovação, aumento da produtividade e competitividade das empresas no Brasil, do empreendedorismo e valor agregado de produtos e serviços, além da oferta de empregos e de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho nacional”, destacou Macedo.

 

Para o vice-presidente regional da Abimaq no Vale do Paraíba, Mário Sarraf, a inovação é o principal caminho para tornar a indústria brasileira mais competitiva e o grande desafio é descobrir a melhor forma de a teoria sair do papel. “O que estamos começando a arquitetar, muito possivelmente será a saída de muitas empresas do nosso setor. Se não conseguirmos desenvolver novos produtos e melhorar a produtividade nos processos não sobreviveremos”, enfatizou Sarraf. 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.