Evento

Ipen realiza workshop para debater resultados de pesquisa em corrosão

Redação/Assessoria Fapesp
04/02/2019 09:30
Visualizações: 1025

Com o objetivo de compartilhar os resultados obtidos no desenvolvimento do Projeto Temático “Estudo da corrosão localizada e caracterização da resistência a corrosão associada à fadiga na região de solda em ligas de alumínio de elevada resistência soldadas por fricção (FSW)”, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) realizará, na próxima segunda-feira (04/02), das 9h às 15h40, o 4º Workshop do Projeto FAPESP 2013/13235-6.

Coordenado pela pesquisadora Isolda Costa, do Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais (CCTM) do Ipen, o projeto encerra-se no mês de maio e registra, até o momento, dez trabalhos aceitos para publicação em jornais de circulação internacional e com política de revisão pelos pares. "Além desses, 10 outros trabalhos foram submetidos a publicação e se encontram em fase de avaliação”, disse Costa em comunicado do instituto.

O projeto se propôs a estudar o comportamento da região de solda de ligas de alumínio de elevada resistência mecânica, soldadas por fricção (FSW, acrônimo de Friction Stir Welding), com ênfase na identificação de efeitos galvânicos que pudessem contribuir para a aceleração da corrosão. Segundo Costa, esse objetivo foi atingido e pode-se dizer que o grupo que desenvolveu as pesquisas hoje é detentor de um saber que é de grande interesse do setor aeronáutico, especificamente da indústria de aviação.

"Os benefícios para a indústria aeronáutica estão relacionados ao uso da soldagem FSW na montagem das peças de forma a evitar os rebites, os quais representam grande proporção no peso das aeronaves e, consequentemente, aumento do consumo de combustíveis e geração de poluentes. Esse processo de soldagem (FSW) é relativamente recente, da década de 1990, e seu efeito no comportamento frente à corrosão das ligas de alumínio de alta resistência precisa ser mais bem conhecido”, disse.

Os resultados obtidos foram além das expectativas de produtividade do projeto, avalia Isolda. "É muito importante a divulgação dos resultados do último período de trabalho, o que ocorrerá neste 4º Workshop, para que os participantes possam pensar conjuntamente as possibilidades de dar continuidade ao trabalho e as possíveis formas de divulgação dos resultados do período final”, disse Costa.

O projeto foi realizado em colaboração com a Universidade de São Paulo (Escola Politécnica e Escola de Engenharia de São Carlos), Universidade Estadual Paulista (Unesp - Araraquara), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - Diadema) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Integram o projeto os pesquisadores Hercilio Gomes de Melo (Escola Politécnica - USP), Waldek Wladimir Bose Filho (USP - São Carlos), Cecilio Sadao Fugivara e Marina Magnani (Unesp - Araraquara), Cristiane Reis Martins (Unifesp - Diadema), Fernanda Martins Queiroz (Senai SP) e Maysa Terada (LNNano). Do Ipen, participam Uyime Donatus (pós-doutorando) e Fernando Moreira (do Escritório de Gestão de Projetos).

O workshop terá início às 9 horas, com a saudação do diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do Ipen, Marcelo Linardi e da gerente do CCTM, Eliana Muccillo. Em seguida, Isolda Costa dará as boas-vindas aos participantes e apresentará os resultados gerais do projeto. Na sequência, Fernando Moreira, gerente do Escritório de Gestão de Projetos (EGP/IPEN), fará suas considerações.

A primeira apresentação, às 9h30, será do professor Bose Filho, que abordará o tema "Efeito da microestrutura na corrosão e corrosão fadiga de ligas de Al”. Às 9h50, Gomes de Melo falará sobre "The FSW process in high strength aluminium alloys used in the aerospace industry”.

A programação segue com Fugivara e Magnani, com o tema "Comportamento eletroquímico nas minirregiões da liga AA2024 e AA7475 soldadas por FSW em diferentes eletrólitos”. Em seguida, Donatus falará sobre "Corrosion resistance of age-hardened aluminium alloys”.

Mais informações e a programação completa estão em: www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=38&campo=11649

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
05/01/26
Etanol
Anidro e hidratado iniciam o ano em alta pelo Indicador ...
05/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Biometano
Edge e Orizon obtêm autorização da ANP para comercializa...
02/01/26
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.