Além dos projetos do governo federal, iniciativa privada planeja investir em novos terminais portuários. BTP tem projetos de R$ 1,6 bilhão, Embraport, de R$ 1,2 bilhão. EcoRodovias sugere construção de ponte entre Alemoa e Ilha de Barnabé para elimina
RedaçãoAlém dos projetos do governo federal, iniciativa privada planeja investir em novos terminais portuários. BTP tem projetos de R$ 1,6 bilhão, Embraport, de R$ 1,2 bilhão. EcoRodovias sugere construção de ponte entre Alemoa e Ilha de Barnabé para eliminar os gargalos logísticos na região.
Somando os projetos do governo federal e do setor privado, o Porto de Santos deve receber R$ 5,2 bilhões em investimentos nos próximos anos. A estimativa é do diretor-presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), José Roberto Correia Serra, que participou na manhã desta quarta-feira (26) do Santos Export 2009 – Fórum Nacional para Expansão do Porto de Santos.
De acordo com o executivo, os investimentos da Codesp referem-se à melhoria dos acessos terrestres e aquaviários, em especial as Avenidas Perimetrais das margens direita e esquerda, e na dragagem do canal, cuja proposta é ampliar a profundidade para 15 metros. Além desses projetos, a Codesp começou a debater a implantação de um novo modelo para o arrendamento das áreas que pertencem ao Porto. Na área de tecnologia, a Companhia pretende instalar o sistema VTS (Vessel Taffic System), que trará maior eficiência e controle para a entrada e saída de navios do Porto.
Do lado privado, Correia Serra disse que há vários projetos em andamento, entre eles o da BTP (Brasil Terminal Portuário), que deve exigir investimentos de R$ 1,6 bilhão, e da Embraport, cujo volume de recursos soma R$ 1,2 bilhão.
Pátio Logístico Imigrantes receberá R$ 120 milhões em investimentos O presidente da EcoRodovias, Marcelino Rafart de Seras, que também participou dos debates do Santos Export na manhã de hoje, informou que a empresa está com dois grandes projetos relacionados diretamente com as atividades do Porto de Santos. A Ecopatio Bracor Imigrantes, empresa controlada pelo grupo EcoRodovias e pela Bracor Investimentos Imobiliários, investirá, até fevereiro de 2010, R$ 120 milhões na construção de um centro de distribuição de 60 mil metros quadrados para a Colgate-Palmolive Brasil no Pátio Logístico Imigrantes. Localizado na altura do KM 27 do Rodovia dos Imigrantes, o centro de distribuição será entregue até fevereiro do ano que vem e deve gerar 1.600 empregos durante o período de obras e 510 empregos diretos quando estiver em operação.
Outro importante investimento do grupo EcoRodovias relacionado ao Porto de Santos é o Polo Metal-mecânico, vinculado ao Ecopatio Cubatão e inaugurado no final de maio deste ano. Com uma área tem 65 mil metros quadrados e investimentos de R$ 17 milhões, o Pólo deve aumentar a eficiência da cadeia logística na região da Baixada Santista. Os contêineres, que até então retornavam vazios, por exemplo, poderão ser reparados e utilizados para transportar carga do Porto para a sua origem. Com 443 mil metros quadrados, o terminal conta com 3.500 vagas estáticas e tem capacidade para receber mais de 10 mil caminhões por dia.
O presidente da Ecorodovias sugeriu também a construção de uma ponte entre as regiões da Alemoa e Ilha de Barnabé para ligar as duas margens do Porto de Santos. Segundo Rafart de Seras, o percurso entre as duas margens do Porto de Santos, que hoje é de 30 quilômetros, seria reduzido para sete, aliviando o congestionamento no trajeto Santos-Guarujá e diminuindo o tráfego na Cônego Ragoni, que hoje já está no limite.
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