Brasil

Investimento das estatais cai em 2016 ao menor nível desde 2008, diz Planejamento

Reuters, 05/04/2017
05/04/2017 11:57
Visualizações: 381

Os investimentos das empresas estatais somaram 56,5 bilhões de reais no ano passado, do total de 76,2 bilhões de reais aprovados, de acordo com o Boletim das Empresas Estatais Federais divulgado nesta terça-feira, recuando ao menor nível desde 2008, ano em que a economia internacional lidava com forte crise financeira.

O relatório, preparado pelo Ministério do Planejamento, mostrou que os investimentos das estatais recuaram pelo terceiro ano consecutivo.

O Planejamento creditou o recua à mudança do cenário econômico nacional, que obrigou as empresas a adequarem seus investimentos, à restrição na oferta de crédito e à necessidade de ajuste fiscal do governo Federal, além da reestruturação de ativos.

Segundo o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, as estatais estão implementando programas amplos de vendas de ativos e de participações em diversas empresas.

"Normalmente são participações minoritárias, mas também participações majoritárias, como no caso das distribuidoras de eletricidade, que já está decidido que serão vendidas ao setor privado", disse o ministro.

Os números divulgados pelo governo ainda mostraram redução do quadro de pessoal das estatais. Entre 2015 e 2016, o quadro foi reduzido de 552,9 mil para 530,9 mil, queda de 4 por cento. A Petrobras sofreu a maior perda, de 11,5 por cento, seguida das empresas do setor financeiro, com queda de 5,2 por cento.

O documento também destacou a melhora do valor de mercado das companhias estatais. No ano passado, o valor de mercado da Eletrobras subiu 250,6 por cento, o da Petrobras avançou 106,7 por cento, e o do Banco do Brasil subiu 90,6 por cento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13