acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Comemoração

Intertek comemora 40 anos de inovação no Brasil

04/07/2016 | 16h10

A Intertek, líder global em soluções de Qualidade Assegurada Total para indústrias no mundo, completa em junho 40 anos de atuação no Brasil.

"Eu descubro algo que o mundo precisa. Daí sigo em frente e tento inventá-lo", afirmava Thomas Edison, um dos precursores do atual Grupo Intertek, em conjunto com Caleb Brett e Milton Hersey. Todos eles, mesmo em projetos e locais diferentes no final do século XIX, igualmente obstinados com a qualidade, satisfação e segurança. Assim, a história da Intertek começa há mais de 130 anos, pela evolução combinada de diferentes empresas unidas por uma mesma diretriz: a inovação.

Os primórdios da Intertek coincidem com o início das atividades de verificação e testes para segurança de produtos, conforme elas são desenvolvidas atualmente. Entre 1880 e 1900, como que sincronizados, Caleb Brett inicia oferta na Inglaterra de certificação independente para cargas de navios, Milton Hersey disponibiliza serviços pioneiros de análise por uma parte neutra no Canadá e Thomas Edison estrutura os “Electrical Testing Laboratories” (ETL) nos EUA, considerado o marco inicial da indústria moderna de iluminação para produção em massa.

Durante o século XX, uma série de fusões e aquisições culminaram na criação do nome Intertek em 1997, após sua aquisição pela Charterhouse Capital Partners (fundo de ‘private equity’, com matriz em Londres, Inglaterra). Atualmente o Grupo consta na FTSE 100 da Bolsa de Londres como Intertek Group plc (ITRK), tendo fechado 2015 com o total de receitas em £2,166 bilhões (3,5% de crescimento em comparação ao ano anterior) e continua sua expansão através de aquisição de empresas no segmento Testes, Inspeção e Certificação (TIC), com destaque para a compra da Moody International em 2011.

No Brasil a Intertek iniciou suas atividades como “Caleb Brett” em 11 de junho de 1976, tendo na época foco em inspeção de petróleo e derivados, expandindo com o tempo sua atuação para grãos e análises laboratoriais diversas. A atuação com minérios foi na sequência o grande destaque das operações em nosso País, que em final do século XX já possuía localmente o nome Intertek, alinhado com as transformações do Grupo no mundo.

Com a visão de ser o líder global como parceiro em soluções completas para Qualidade Assegurada, a Intertek desenvolveu uma estratégia diferenciada para oferta de serviços que, baseados na interação e pesquisas com seus clientes, significam opções não apenas para avaliação da qualidade e segurança de componentes físicos, produtos e ativos, mas também para a confiabilidade dos processos operacionais e sistemas de gestão da qualidade. “Na prática oferecemos ao mercado brasileiro com pioneirismo a evolução do segmento TIC para o A+TIC, a (Qualidade) Assegurada + TIC”, afirma Rui Esteves, Diretor Presidente da Intertek Brasil.

A estrutura da Intertek em nosso País contempla a maior parte das linhas de negócio por indústria desenvolvidas pelo Grupo mundialmente: Aeroespacial e Automotiva; Alimentos e Agricultura; Bens de Consumo e Varejo; Brinquedos, Brindes, Jogos e Produtos Duráveis; Eletroeletrônica; Energia; Governos e Instituições; Industrial e Manufatura; Médica e Farmacêutica; Minerais; Construção; Petróleo e Gás; Produtos Têxteis, Vestuário e Calçados; Químicos; TI e Telecomunicações. Projetos locais envolvendo inspeção industrial e marítima para Petrobras e Vale do Rio Doce são considerados como casos de sucesso da Intertek em todo o mundo, e a atuação de suporte para o Agronegócio no Brasil é referência para ações da organização globalmente.

“As soluções para Qualidade Assegurada Total já estão plenamente disponíveis em nosso País, e investiremos em 2016 R$ 5,6 milhões em novos equipamentos, um total de R$ 9,1 milhões desde 2015 por acreditarmos no grande potencial do Brasil”, afirma Rui Esteves. Foram redefinidos recentemente os processos em Vendas e Marketing, ampliando a capacidade de atendimento aos clientes e ao mercado. Novos escritórios e laboratórios também estão em estágio avançado, juntando-se aos 17 atuais no Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A expansão em Certificação e Ensaios para Produtos conforme exigências Inmetro e de outros órgãos competentes é outro foco de grande atenção para a Intertek no Brasil, destacando as recentes reestruturações dos laboratórios em Barueri e São Caetano do Sul – SP, assim como a acreditação em Brinquedos e Componentes Automotivos.

Inovações – Acompanhamento por vídeo pelo cliente dos testes em seus produtos. Calibração para medidores de fluxo no local, para indústria de Petróleo e Gás. Premiação internacional pelas ações e resultados superiores em Saúde e Segurança. Inauguração de nova câmara considerada “estado-da-arte” para ensaios de compatibilidade eletromagnética. Todos esses destaques são apenas alguns exemplos de novidades que foram disponibilizadas ao mercado pela Intertek no mundo apenas nos últimos meses. “Períodos de crise econômica como o que vivemos atualmente no Brasil são grandes oportunidades para nos reinventarmos como País, empresas e profissionais, e é com esse espírito que a Intertek pretende oferecer cada vez mais soluções para apoiar a retomada do crescimento da economia brasileira. E, claro, com muitas inovações”, complementa Rui Esteves.

 



Fonte: Assessoria/Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar