Rio Grande do Sul

Intecnial construirá um estaleiro em Triunfo

O segmento naval segue em alta no Rio Grande do Sul. O mais recente investimento nesse setor é da Intecnial, que instalará um estaleiro em Triunfo. A companhia iniciou a montagem de uma embarcação nesse município (por enquanto em uma área provisória)

Jornal do Commercio
28/10/2013 17:47
Visualizações: 1067 (0) (0) (0) (0)
O segmento naval segue em alta no Rio Grande do Sul. O mais recente investimento nesse setor é da Intecnial, que instalará um estaleiro em Triunfo. A companhia iniciou a montagem de uma embarcação nesse município (por enquanto em uma área provisória) para a Navegação Aliança. Em breve, realizará um segundo navio, para o mesmo grupo, desta vez no terreno do novo estaleiro.

O gerente de divisão naval da Intecnial, Luiz Carlos Prestes, informa que o empreendimento deve absorver um aporte de R$ 35 milhões a R$ 40 milhões. A estrutura será instalada em um espaço de cerca de 100 mil metros quadrados, às margens do rio Taquari. O estaleiro completo deve ser finalizado em cerca de 18 meses.

Contudo, antes disso, a Intecnial deve concluir dois navios encomendados pela Navegação Aliança. Na sexta-feira, foi realizada a cerimônia de batimento de quilha da embarcação João Mallmann (homenagem a um dos fundadores da Trevisa, controladora da empresa). Este navio será desenvolvido em uma área cedida por um empresário da região.

O diretor da Navegação Aliança, Ático Scherer, explica que o batimento de quilha é o início da construção da embarcação, o primeiro bloco colocado. “Os outros blocos começam a se juntar, para acabar formando o navio todo”, ilustra o dirigente. O João Mallmann terá 101 metros de comprimento, com uma “boca” de 15,5 metros e capacidade para 4,7 mil toneladas, podendo atingir uma velocidade de até 8 nós (cada nó equivale a 1,852 quilômetro por hora). O investimento será de R$ 22,6 milhões, financiado pelo Bndes/Finame e pelo Badesul.

O João Mallmann será entregue para a Navegação Aliança em 2014, e o seu gêmeo, o Juan Rassmuss (nome que será dado em honra a um acionista da Trevisa), também será concluído no próximo ano. Este último navio, cuja implementação deverá iniciar até janeiro, será feito na área do novo estaleiro da Intecnial. A embarcação terá proporções e investimento idênticos aos da primeira.

Os dois graneleiros atuarão exclusivamente na navegação interior. Poderão transportar cargas diversas, porém o foco será na celulose. “A gente sempre tem a pretensão e a ideia de crescer”, salienta o presidente do conselho de administração da Trevisa, Fernando Ferreira Becker. O empresário acrescenta que o sentimento sobre o incremento da movimentação de cargas pela hidrovia gaúcha não é uma aposta, é uma certeza. Um dos fatores que contribuirá é o farelo de soja, cuja produção vem aumentando em consequência da fabricação do biodiesel.

No entanto, o que realmente propiciará um “salto” para a hidrovia, aponta Becker, é a ampliação da fábrica da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba. A Aliança já transporta, atualmente, celulose oriunda dessa planta. Agora, a empresa de logística aguarda se a CMPC abrirá uma licitação ou fará uma adaptação de contrato em relação ao deslocamento do acréscimo de produção. O João Mallmann e o Juan Rassmuss poderão atender a esse serviço.

O estaleiro da Intecnial também prevê demandas futuras. O gerente de divisão naval da companhia revela que a unidade de Triunfo desenvolverá embarcações destinadas à navegação interior, assim como de apoio offshore (oceânicas), como rebocadores e empurradores. O dirigente adianta que a planta terá múltiplas funções e poderá fazer outros equipamentos, como torres eólicas e de caldeiraria. Inicialmente, o complexo gerará um pouco mais de cem postos de trabalho. Entretanto, poderá atingir em torno de 450 vagas.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.