Gás Brasil
O Ministério do Trabalho e Emprego já recebe inscrições para os cursos do Planseq (Plano Setorial de Qualificação) Petróleo e Gás Natural. Em todo País, a intenção do governo é qualificar mais de 18 mil trabalhadores em ocupações relacionadas às obras de ampliação e modernização das refinarias da Petrobras. No Estado do Rio, a oferta é de 5.920 vagas em seis cursos: armador, carpinteiro, pedreiro, eletricista predial, encanador predial e pintor predial.
Os cursos poderão ser frequentados por pessoas desempregadas, com mais de 18 anos e que tenham concluído, pelo menos, a 4ª série do Ensino Fundamental. Segundo o Ministério do Trabalho ao menos 30% dos alunos poderão ser contratados pelas empresas que vão executar as obras da Petrobras. Além do Rio, estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo também terão cursos de qualificação gratuitos.
No Rio, os cursos vão acontecer em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Magé, Belford Roxo, São João de Meriti, Itaboraí, São Gonçalo, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Niterói, Maricá, Magé, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. As inscrições, gratuitas, são aceitas na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Na cidade, o endereço é Avenida Presidente Antônio Carlos 251, Centro do Rio. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2533-1339 e 2533-0834.
De acordo com o Ministério do Trabalho, estão previstas 886 turmas nos oito estados participantes do programa, e a distribuição das vagas levou em conta a necessidade de mão de obra qualificada para cada empreendimento do setor de petróleo e gás natural.
Fale Conosco
22