Produtos e Serviços

Inovadora tecnologia HLIF para apoio a Petrobras no monitoramento e caracterização de óleo

Redação TN Petróleo/Assessoria
17/12/2021 06:27
Inovadora tecnologia HLIF para apoio a Petrobras no monitoramento e caracterização de óleo Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2252

A Belga Marine tem o prazer de anunciar que assinou um contrato de prestação de serviços locais com a Petrobras, via CENPES - Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Melloem - em parceria com a Ocean Visuals.

O contrato visa apoiar a avaliação da utilização da tecnologia de Fluorescência Induzida por Laser Hiperespectral (HLIF) para a caracterização e quantificação de óleos, efluentes e qualidade da água. Neste projeto de pesquisa, Belga Marine e Ocean Visuals apoiarão a Petrobras na aquisição de dados para análises qualitativas e quantitativas, que possibilitem o monitoramento sistemático das águas superficiais ou na coluna d'água.

A tecnologia consiste em um sistema integrado de hardware e software para detecção e caracterização em tempo real de óleo e efluentes na superfície da água e na coluna d'água a bordo dos navios.

O uso de sensores remotos em instalações offshore e marítimas revolucionou a forma de aquisição das informações, permitindo a detecção, caracterização e monitoramento de vazamentos de hidrocarbonetos ou disposição de efluentes em diferentes escalas, com alta frequência de observação e rápida disponibilidade de resultados.

“Essa nova tecnologia pode ser uma das etapas mais importantes na detecção de derramamento de óleo. O sistema não apenas detecta o óleo, mas o caracteriza e identifica remotamente, eventualmente levando à sua origem. Com este projeto piloto, a Petrobras será capaz de lidar com casos de derramamento de óleo em potencial de uma forma muito mais célere e eficiente, reduzindo assim o impacto do oil spill no meio ambiente ”, diz Alexandre de Carvalho, Gerente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Belga Marine.

Sobre a Ocean Visuals: 

A Ocean Visuals é uma empresa norueguesa que fornece sensores para detecção e caracterização precoce de óleo e produtos orgânicos na água. Saiba mais sobre o Ocean Visuals aqui: https://www.oceanvisuals.no/

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alcoa e Posidonia reforçam avanços na equidade de gênero...
08/04/26
Evento
Fórum nacional debate expansão do biogás e do biometano ...
08/04/26
Curso
Firjan SENAI e Foresea assinam parceria para oferecer cu...
08/04/26
Posicionamento IBP
Taxação de 12% na MP1340 gera sobreposição tributária e ...
08/04/26
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
Hidrogênio Verde
Estudo no RCGI mapeia regiões com maior potencial para p...
06/04/26
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23