Inovação

Iniciativa para acelerar ecossistema de inovação no país terá apoio da Petrobras

Redação/Agência Petrobras
23/10/2019 12:44
Iniciativa para acelerar ecossistema de inovação no país terá apoio da Petrobras Imagem: Nicolas Simone, Petrobras Visualizações: 1536

A Petrobras vai apoiar a iniciativa do Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços (LabrInTOS), da Coppe/UFRJ, para desenvolver e estruturar o primeiro ecossistema de inovação em energia e sustentabilidade do Rio de Janeiro. Batizada de "i-Ecossistema", a iniciativa prevê apoio para transformação de pesquisas acadêmicas em novos negócios (startups), capacitação de recursos humanos para a atuação em inovação e empreendedorismo no setor de energia, além da atração de investimentos adicionais, públicos e privados, para o setor.

Institucional

“Queremos implementar um ecossistema estruturado que trará investimentos importantíssimos para o Rio de Janeiro e para indústria de energia. Todos têm muito a ganhar com essa iniciativa que poderá transformar a cidade num hub de inovação no Brasil. Para a Petrobras, o ecossistema contribuirá para a aceleração do nosso ciclo de inovação”, destaca Nicolas Simone (foto), diretor de Transformação Digital e Inovação.

A ideia é inscrever o projeto como candidato ao MIT Reap, Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, uma iniciativa global que auxilia as regiões a acelerar o crescimento econômico e promover o progresso social por meio do empreendedorismo voltado à inovação. O MIT seleciona até oito regiões por ano para o programa e a submissão deve ser feita até janeiro de 2020. As atividades começam efetivamente entre março e junho de 2020 e têm duração de 28 meses, quando os parceiros passam a integrar a rede global de inovação do Instituto.

“As parcerias nos fortalecem. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o número de empresas de base tecnológica, gerando oportunidades para os nossos alunos e motivando-os a empreender e criar negócios baseados em tecnologia de ponta e capital humano altamente qualificado,” afirma o diretor da Coppe, Romildo Toledo, lembrando que há dois anos consecutivos a UFRJ se mantém, com o apoio da Coppe, na liderança em inovação entre as universidades brasileiras, de acordo com o ranking Universitário Folha.

A efetiva implementação do projeto passará por algumas etapas. "Após a união dos parceiros, que envolvem as universidades, empresas, empreendedores e governo, será feito um diagnóstico, seguido da estruturação de intervenções estratégicas. O próximo passo será implementar ações, com o apoio do MIT e outras regiões que já obtiveram sucesso com o programa para, por fim, montar um plano de sustentação e avaliação dos resultados", detalha Hudson Mendonça, coordenador do LabrInTOS e mentor da iniciativa.

A metodologia, inédita no Brasil, foi implementada em 47 regiões de todos os continentes e tem registros de sucesso em diversos locais. Na Escócia, por exemplo, trouxe, entre outros resultados, uma democratização em massa do empreendedorismo. No México, 450 empreendedores se formaram no programa, tornando-se líderes em suas comunidades. Inicialmente, o projeto é apenas para o estado do Rio, mas a intenção é criar um modelo replicável para outras regiões do país.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.