O Debate, 19/02/2019
Com a proximidade do leilão das concessões, que acontece no próximo dia 15, a Infraero agiliza os procedimentos finais de liberação para operações na pista e de ocupação do novo terminal do Aeroporto de Macaé. A previsão é que os projetos sejam inaugurados na próxima semana. O objetivo da Infraero é seguir o novo cronograma instituído pela Secretaria de Aviação Civil, que deseja finalizar todos os processos que ainda cabem ao governo federal, em relação à administração base macaense, antes que a nova gestora do Aeroporto seja oficialmente anunciada, após a conclusão do leilão que acontecerá na Bolsa de Valores de São Paulo.
No início do mês, o Ministro da Aviação Civil, Ronei Glanzmann, garantiu que a entrega da pista e do novo terminal ocorreriam antes do Carnaval. Atualmente, a superintendência da base macaense corre contra o tempo para finalizar os preparativos que permitam a realização de operações na pista, reformada e com o PCN (Paviment Classification Number) elevado para capacidade de receber aviões de até 100 passageiros.
Com o leilão, o Aeroporto de Macaé junto ao Aeroporto de Vitória deverão atrair investimentos na ordem de R$ 600 milhões, segundo estimativa da própria Secretaria de Aviação Civil. Com perfis diferenciados, os dois terminais possuem grande potencial de retorno para as empresas interessadas em assumir a concessão.
Após o anúncio da Shell em assumir parte dos investimentos de US$ 600 milhões no projeto da termelétrica Marlim Azul, a empresa Pátria Investimentos, que detém a maior parte do ativo do empreendimento, passou a ser uma das favoritas em arrematar o bloco sudeste da concessão dos Aeroportos, que inclui Macaé e Vitória.
Fale Conosco
21