Resultado

Indústria retoma ritmo de consumo de energia em maio

O Índice Setorial Comerc, disponibilizado pela Comerc Gestão, a maior gestora independente de energia elétrica do país, registrou em maio crescimento de 1,02% no consumo de energia das unidades sob sua gestão em relação ao mês anterior. Quando comparado ao mesmo período de 2010, o consumo f

Redação
28/06/2011 15:22
Visualizações: 791
O Índice Setorial Comerc, disponibilizado pela Comerc Gestão, a maior gestora independente de energia elétrica do país, registrou em maio crescimento de 1,02% no consumo de energia das unidades sob sua gestão em relação ao mês anterior. Quando comparado ao mesmo período de 2010, o consumo foi 2,4% superior.


Dos 15 setores da indústria analisados pelo Índice Setorial Comerc, 10 apresentaram crescimento do consumo entre maio e abril. Destacam-se os setores de Embalagens (8,02%), Eletroeletrônicos (5,55%), Eletromecânica (5,76%), Materiais de Construção Civil (3,23%) e Têxtil, Couro e Vestuário (3,88%). A alta observada é atípica e decorrente da redução acentuada em abril por conta da desaceleração das atividades durante os feriados do mês. Portanto, os números de maio indicam retomada das atividades normais desses setores.


Por outro lado, os demais 5 setores da indústria registraram queda no consumo, especialmente o setor de Comércio e Varejista, que teve expressiva diminuição de 9,82%. A diminuição é conseqüência das temperaturas amenas entre abril e maio, principalmente na cidade de São Paulo, que pouparam o uso de ar-condicionado, um dos principais responsáveis pelo consumo de energia elétrica do segmento. O setor de Siderurgia e Metalurgia também apresentou queda, de 3,5%, e o acumulado do ano foi 8,96% menor em relação ao mesmo período de 2010.Para os próximos meses, a tendência é de pouca variação no consumo de energia, com padrão quase linear, nas unidades que compõem o Índice Setorial Comerc.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
SLB destaca investimentos no Brasil e papel estratégico ...
27/11/25
Internacional
FINDES lidera missão à Europa para impulsionar descomiss...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Onshore potiguar defende licença mais ágil para sustenta...
27/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Estudo aponta forte impacto da cadeia de petróleo e gás ...
27/11/25
Geração/ Transmissão
ENGIE Brasil Energia inicia operação comercial do primei...
27/11/25
Petrobras
Navios da Transpetro recebem bunker com conteúdo renovável
26/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy abre edição 2025 com participaç...
26/11/25
Pré-Sal
Shell conclui assinatura dos contratos de concessão na B...
26/11/25
Gás Natural
Concluída a construção da primeira unidade de liquefação...
26/11/25
PD&I
Ibmec cria centro de pesquisa para estimular debates est...
26/11/25
Apoio Offshore
Camorim receberá R$30 milhões do Fundo da Marinha Mercante
26/11/25
IBP
Posicionamento IBP - Vetos ao PLV 10/2025
26/11/25
Energia
Firjan vai atuar para que o Congresso mantenha os vetos ...
26/11/25
Premiação
AVEVA recebe o prêmio de Parceiro de Manufatura do Ano 2...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Sebrae RN apresentará estudo sobre impacto do onshore no...
25/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Implementos São Paulo expõe Semirreboque 1 eixo na Mosso...
25/11/25
Apoio Marítimo
Ambipar treina no litoral norte paulista para resposta a...
25/11/25
Margem Equatorial
Ineep reforça importância do papel da exploração de petr...
24/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
ABPIP participa do Mossoró Oil & Gas Energy 2025 com pro...
24/11/25
Posicionamento
ONIP - Compromisso com uma Agenda Energética responsável...
24/11/25
Energia Elétrica
Prime Energy registra crescimento de 52% no volume de co...
24/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.