Energia Nuclear

Indústria nuclear assina acordo pelo clima na França

Redação / Assessoria
11/05/2015 12:59
Indústria nuclear assina acordo pelo clima na França Imagem: Divulgação Visualizações: 499 (0) (0) (0) (0)

A Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN) enviou uma missão especial para o Congresso Internacional sobre os Avanços de Plantas de Energia Nuclear, em Nice, na França, com o intuito de representar a indústria brasileira e buscar novas parcerias no setor. No encontro, foi assinada uma declaração que reforça a posição da geração de energia nuclear como melhor alternativa para frear o aquecimento global e manifesta o interesse de que a matriz nuclear mundial seja reconhecida no United Nations Framework Convention on Climate Change, tratado internacional firmado em 1992 pela estabilização da concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, como fonte energética de baixo carbono. O evento, organizado pelas associações francesa, americana, japonesa e coreana de fomento à energia nuclear, reuniu representantes de 39 países de todo o mundo.

Dados desenvolvidos pela Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD) apontam a população mundial chegando a 10 bilhões de pessoas em 2050, dobrando a demanda por energia elétrica no período. Para que o limite de aquecimento global fique em até 2ºC, 80% da eletricidade deve vir de fontes de baixo carbono, número bastante distante dos atuais 30%, o que reforça a necessidade de ampliar o uso da geração nuclear na matriz global.

O presidente da ABDAN, Antonio Müller, participou da assinatura do documento, que está sendo considerado o principal componente da campanha Nuclear for Climate, e também esteve entre os palestrantes de um painel sobre os países que estão aumentando sua atividade nuclear. Na mesa, também estavam Cemal Sökmen, presidente da Nuclear Engineers Society of Turkey (NMD), Xoalisa Mabhongo, representante da South African Nuclear Energy Corporation (Necsa), e Marco Cometto, analista de energia da Nuclear Energy Agency, agência intergovernamental gerida pela OECD, com moderação de Daniel Iracane, vice-diretor da área internacional da Atomic Energy and Alternative Energies Commission (CEA).

O governo brasileiro deu um novo sinal de avanço do Programa Nuclear nacional recentemente, com a previsão de construir 12 novas usinas até 2050, sendo quatro até 2030 e oito nos 20 anos seguintes, o que tem gerado um aumento do interesse da indústria internacional pelo Brasil.

A ABDAN tem se empenhado no trabalho de agilizar este processo, buscando parcerias para fortalecer a cadeia de bens e serviços nacional, e, na última semana, assinou um memorando de entendimento com a Partenariat France Monde Electricité (PFME – Associação Mundial de Eletricidade da França). O objetivo do acordo é a cooperação entre as empresas dos dois países, com foco nos futuros projetos de usinas nucleares a serem instaladas no Brasil, bem como nas atividades de manutenção da Central Nuclear de Angra dos Reis.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe assinam termo de parceria para reduzir...
14/04/25
Eficiência Energética
Foresea desenvolve tecnologias para redução de emissões ...
14/04/25
Oferta Permanente
ANP contempla Margem Equatorial nos Blocos do 5º Ciclo d...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22