Estaleiro

Indústria naval à vista

A entrega dos projetos diretamente aos estaleiros nacionais possibilitou o ressurgimento de uma indústria de base, capaz de alimentar uma ampla cadeia de empreitada de serviços e de aquisições de produtos, beneficiando dezenas de outras médias e pequenas unidades f

Diário do Nordeste
24/10/2011 10:27
Indústria naval à vista Visualizações: 1442
A experiência tem demonstrado ser a planta industrial o melhor equipamento para desenvolver uma comunidade, pela dinamização da economia local com a oferta de empregos diretos e indiretos, a formação de mercados comprador e vendedor e a possibilidade de surgimento de outras empresas prestadoras de serviços complementares. São esses fatores os responsáveis pela busca incessante por parte dos Estados pela localização de novas instalações industriais.

Regiões como Sudeste e Sul, com parques fabris já expandidos, concorrem com o mesmo interesse de qualquer Estado nordestino pela atração de novas indústrias, oferecendo um leque invejável de incentivos para atrair os empreendimentos. Nessa batalha todos são guerreiros, sendo difícil, porém, a escolha do vencedor. Estado contemplado com uma nova indústria disporá de uma fonte de geração de riquezas por longo prazo, daí a disputa renhida de bastidores.

Os últimos investimentos realizados pela Petrobras implicaram em novas encomendas à indústria naval brasileira, outrora pujante, mas levada ao esgotamento até o fim do século XX. As contratações daquele período foram transferidas para o exterior. Em consequência, os empregos esperados para o mercado nacional se deslocaram para as praças beneficiadas com as encomendas de embarcações feitas pelo Brasil.

Contudo, essa distorção está sendo corrigida. A entrega dos projetos diretamente aos estaleiros nacionais possibilitou o ressurgimento de uma indústria de base, capaz de alimentar uma ampla cadeia de empreitada de serviços e de aquisições de produtos, beneficiando dezenas de outras médias e pequenas unidades fabris. A expansão das linhas de produção petrolífera reabriu amplo mercado para a montagem de embarcações operacionais imprescindíveis à extração de petróleo.

Como parte do reaquecimento da indústria naval, o Ceará vem promovendo gestões para abrigar um estaleiro de grande porte, para suprir a demanda intensa contratada pela Transpetro, à semelhança do que ocorre em outras regiões. Uma indústria naval não se instala em qualquer ponta de praia. O litoral é a sua base física. Todavia, para viabilizar as linhas de produção dessa indústria altamente especializada, a faixa litorânea necessita contar com algumas peculiaridades, sem as quais os barcos não navegam.

Depois da rejeição do estaleiro Promar, o governo do estado se lançou à cata de faixas litorâneas que atendam às necessidades de uma indústria desse porte. A primeira etapa englobou dez regiões praieiras submetidas às análises técnicas sobre a potencialidade de cada uma. As apreciações criteriosas reduziram para cinco os possíveis municípios capazes de abrigar um estaleiro de grande porte, dentre aqueles escolhidos como fornecedores da Transpetro.

O projeto da indústria naval está dimensionado. Em função dele, estão sendo detalhadas as obras complementares de infraestrutura, observando-se reserva temporária na divulgação da área contemplada para se evitar pressões. Um empreendimento dessa grandeza, em qualquer localidade, só lhe trará progresso. O estaleiro será mais um passo adiante.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Logística
Dragagem marca ampliação das atividades no Terminal Marí...
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
Parceria
Vast e HIF Global assinam acordo para tancagem de e-Meta...
24/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Resultado
Portos e terminais do Sudeste movimentam 56,5 milhões de...
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Bacia de Santos
Brasil: Início da Operação de Lapa Sudoeste
11/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23