Evento

Indústria do futuro combina robôs autônomos e análise humana

Durante a Automation Fair 2023, executivos da Rockwell Automation apresentaram as principais tendências e mudanças previstas para a indústria global

Redação TN Petróleo/Assessoria
14/11/2023 15:28
Indústria do futuro combina robôs autônomos e análise humana Imagem: Divulgação Visualizações: 1092 (0) (0) (0) (0)

Neste ano, a feira aconteceu pela primeira vez em Boston e apresentou para mais de 10 mil pessoas grandes tendências em tecnologia que irão transformar plantas de fábricas, cadeias de suprimentos e também a força de trabalho global.

De acordo com o CTO da Rockwell Automation, Cyril Perducat, a indústria deverá passar por uma mudança de paradigma com o avanço na adoção de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. "Sinto que diversas ferramentas que usamos na indústria hoje são muito descritivas. Então, você coleta dados, exibe tendências e gráficos, descreve um fenômeno e precisa de pessoas para analisar essas informações. No final, você ainda tem uma pessoa na equação que precisa decidir. E nós vamos ter uma mudança nisso", afirma.

Essa mudança, segundo Perducat, irá permitir que humanos e máquinas cada vez mais se integrem no ambiente de trabalho industrial. "A oportunidade que temos com a IA é fazer com que a pessoa não se concentre nos dados, mas que se concentre no problema de negócios que precisa ser otimizado", afirma.

Para apoiar o setor industrial nesta mudança de paradigma, a Rockwell Automation apresentou na Automation Fair o seu portfólio de aparelhos inteligentes, robôs e maquinários, softwares e sistemas de automação para diferentes setores da indústria.

Os destaques ficam por conta de aparelhos e máquinas que coletam dados em tempo real do chão de fábrica enquanto desempenham outras tarefas, ajudando a gerenciar estoques, antecipando manutenções e identificando anomalias na operação.

Soluções da Rockwell Automation para o dia a dia dentro das fábricas incluem autonomous mobile robots (AMR), ou robôs móveis autônomos, em português, uma nova geração de veículos autônomos que usa sensores e visão computacional para tomar decisões e realizar tarefas de forma independente.

O fator humano não fica de fora e a indústria deve continuar enfrentando desafios na contratação e retenção de mão de obra. De acordo com o CEO da Rockwell Automation, Blake Moret, ajudar as pessoas a se sentirem confortáveis ​​usando novas tecnologias será cada vez mais importante para o sucesso de projetos. "Pode parecer um pouco incomum para uma empresa de automação falar tanto sobre pessoas quanto nós falamos, mas isso realmente é uma visão centrada no humano, no chão de fábrica. E sabemos que a chave para o sucesso são pessoas capacitadas e energizadas, que se sentem confortáveis interagindo com a tecnologia, uma tecnologia que lhes dá superpoderes", reforça Moret.

Para ajudar na adoção de novas tecnologias, a Rockwell Automation investe no design de aparelhos e experiência dos usuários de seus sistemas, oferecendo interfaces intuitivas e simplificadas, como disponível na linha de softwares FactoryTalk®, permitindo que a introdução de novas tecnologias na operação das fábricas seja mais rápida e satisfatória.

"Você sempre terá trabalhadores, eles apenas terão papéis diferentes. Se eles não estão dentro da fábrica, vão poder estar em um centro de operações remoto, olhando para a melhoria da qualidade em várias fábricas e compartilhando informações," explica Perducat.

A 32ª edição da Automation Fair foi realizada entre 6 e 9 de novembro no Boston Convention and Exhibition Center, com mais de 325 sessões técnicas, 26 tours externos e 500 horas de treinamento avançado para os participantes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.