Resultado

Indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024

Crescimento foi impulsionado pelos resultados positivos na indústria extrativa (7,6%) e na indústria de transformação (1,5%).

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/05/2024 14:44
Indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024 Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2193

A indústria do Espírito Santo apresentou resultados positivos no primeiro trimestre de 2024. O crescimento da produção no Estado foi de 5,5%, superior ao do país, que registrou avanço de 1,9%. A alta capixaba se deve, principalmente, ao desempenho das indústrias extrativa (7,6%) e de transformação (1,5%)  

Os dados foram compilados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e fazem parte da pesquisa de Produção Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (9). 

O crescimento de 7,6% na indústria extrativa capixaba nos três primeiros meses do ano é explicado pelo aumento da extração de petróleo e gás natural (P&G) e pela ampliação da atividade de pelotização do minério de ferro. De acordo com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), o Espírito Santo produziu uma média de 179,3 mil barris por dia no 1º trimestre do ano.  

A presidente da Findes, Cris Samorini, destaca que o desempenho do setor vem sendo acompanhado de perto pela Federação. Ela lembra que, no final de abril, foi lançada pela Findes e pelo Observatório da Indústria a 7ª edição do Anuário da Indústria do Petróleo e Gás Natural no ES.  

Indústria da transformação 
A indústria da transformação, por sua vez, foi positivamente influenciada por três atividades: metalurgia (3,7%), fabricação de produtos de minerais não metálicos (0,9%) e fabricação de produtos alimentícios (0,1%).  

A gerente-executiva do Observatório da Indústria e economista-chefe da Findes, Marília Silva, explica que o desempenho da metalurgia está ligado ao aumento da produção de bobinas a quente de aço.

Marília complementa que, para os próximos meses, é esperada uma potencialização na recuperação da indústria de transformação. E, no caso do setor da metalurgia, a continuação do desempenho positivo devido ao aumento das vendas e do consumo nacional de aço.   

Indústria do ES é a que mais cresce no acumulado em 12 meses

A produção industrial do Espírito Santo foi a que apresentou o melhor resultado do Brasil no acumulado dos últimos 12 meses, conforme dados da PIM-PF de março, com uma alta de 13,3%. A indústria extrativa foi a que mais contribuiu para o desempenho, com expansão de 21,9%.  

Já a indústria de transformação teve queda de 0,4%. Apesar desse recuo, duas das quatro atividades da indústria de transformação registraram comportamento positivo nesta análise comparativa: a fabricação de papel e celulose cresceu 10,6% e a fabricação de produtos alimentícios ampliou 1,5%. 

A gerente-executiva do Observatório da Indústria e economista-chefe da Findes, Marília Silva, acredita que nos próximos meses haverá um ambiente mais favorável para o consumo de produtos industrializados.  

“A continuidade no corte da taxa Selic – ainda que menos intensa do que esperada no início do ano – poderá estimular o consumo, via melhora no mercado de crédito. Soma-se a esse fator o atual cenário do mercado de trabalho aquecido e da inflação controlada”, pontua.  


 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.